A professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Otavia Cé, é uma das participantes do
“13° Women’s Worlds e do Fazendo Gênero11 Transformações, Conexões, Deslocamentos” - dois eventos internacionais realizados paralelamente até a próxima sexta-feira (4). A docente apresentou o trabalho intitulado “Entre o apagamento e a apropriação: uma análise sobre o discurso inscrito nos corpos das crossplayers brasileiras”.
A docente conta que o trabalho aborda as marcas que as crossplayers inscrevem sobre o próprio corpo, a fim de interpretar personagens do sexo oposto. “Contei com o depoimentos e entrevistas de cinquenta crossplayers brasileiras para identificar e explorar marcas discursivas tanto nos corpos quanto em suas falas, buscando verificar se a atividade constitui um silenciamento do feminino ou um indício de subversão do binarismo de gênero”, explica.
O simpósio temático condensou um grande número de pessoas debatendo sobre a cultura pop. A troca de conhecimentos e experiências que a atividade proporcionou foi o ponto alto do congresso. “A apresentação rendeu um ótimo debate e já sai com ideias para novas pesquisas”, finalizou Otávia.
Realizado pela primeira vez na América do Sul, o Congresso Mundo de Mulheres (MM) - um encontro internacional e interdisciplinar de e sobre mulheres - é uma oportunidade de cruzar experiências, pesquisas e vozes ao redor do mundo sobre questões feministas e de gênero. O objetivo do evento é criar um espaço onde se possam ouvir novas propostas, valorizar saberes, ampliar horizontes de estudo e de ativismo.
Redação: Rafaela Rosa