No dia 13, o professor emérito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Giovanni Baruffa embarca para Pádua, na Itália. Além de visitar a família, que mora na localidade, Baruffa irá proferir palestras e ministrar aulas como convidado em Universidades.
O professor dará aula na Universidade de Brescia, no Mestrado de Medicina Tropical, que é financiado pela Comunidade Européia. Na ocasião, Baruffa tratará do tema das doenças tropicais, nas quais tem grande experiência, inclusive pelos dez anos em que atuou na África. Doenças como Chagas, Lepra, Febre Amarela e Dengue são algumas das quais abordará.
Na Universidade de Pádua, fundada em 1222, uma das mais antigas do mundo e onde se formou em Medicina, no ano de 1952, o professor irá proferir palestra sobre relações internacionais com países em desenvolvimento. “Temos que mostrar que existe um Terceiro Mundo que precisa ser visto, até em termos de patologias, e em especial a África. A Medicina precisa ver que as doenças não são conseqüências da sorte, mas do abandono que atinge esses locais”, disse. De acordo com ele, muitas das doenças tropicais poderiam ser liquidadas pela boa educação sanitária e imunização.
Até agora, Baruffa já tem seis palestras agendadas na Itália, e deve retornar ao Brasil em maio.