/ Notícias / Professor do Direito visita universidade colombiana
Professor do Direito visita universidade colombiana
19.06.2015 | 17:40 | #direito
Professor do Direito visita universidade colombiana
O professor do curso de Direito Marcelo Moura visitou a Escola de Justiça Comunitária (Escuela de Justicia Comunitaria) da Universidade Nacional da Colômbia, em Bogotá, representando a Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Juntamente a professores e funcionários da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) foram abordados temas como sistemas locais de justiça, acesso à justiça, justiça comunitária e pluralismo jurídico. A visita ocorreu na manhã de quinta-feira (18).

No encontro houve, também, discussão sobre a possibilidade de acordos e propostas conjuntas para a geração de uma convenção-quadro que produza estágios de mestrado, doutorados e instâncias pós-doutorados, a exemplo de intercâmbios semelhantes já realizados entre a instituição colombiana e universidades da Espanha, Itália e Portugal. Ainda foi debatido um acordo adicional que tem como propósito ativar uma rede de comunicação para trocar eventos e fazer publicações compartilhadas.

Durante sua estada na Colômbia, Moura participou, também, do Congresso Internacional de Justiça Comunitária, Juizados Especiais e Sistemas Informais de Acesso à Justiça: Diálogos de Experiências entre Brasil e Colômbia, na Universidade de Caldas.

Seminário Internacional
Em maio, o docente da UCPel palestrou sobre O Direito Penal do Inimigo, criminalização de protestos e os novos desafios para a criminologia, no 3º Seminário Internacional O Direito e a Sociedade em Movimento. O evento ocorreu na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus Santiago (URI Santiago).