/ Notícias / Professor do Direito da UCPel lança livro sobre o “fascismo” no processo penal brasileiro
Professor do Direito da UCPel lança livro sobre o “fascismo” no processo penal brasileiro
02.06.2021 | 14:59 | #direito
Professor do Direito  da UCPel lança livro sobre o “fascismo” no processo penal brasileiro

Um dos mais polêmicos regimes políticos implantados na Europa, capaz de influenciar líderes em diferentes locais do mundo e que deixou um rastro de autoritarismo em várias instituições, inclusive em poderes como o Judiciário. O Fascismo- criado por Benito Mussolini, na Itália, em meados de 1922, foi o objeto de estudo do livro: “ Para uma crítica da razão fascista no processo penal brasileiro”, escrito  pelo professor do Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Felipe Lazzari da Silveira. A obra, resultado de uma análise histórica feita no Brasil e na Itália, quer alertar para a necessidade de atualização de processos adotados pela justiça brasileira baseados em preceitos do Fascismo, segundo o autor.

 

A pesquisa que foi tema do doutorado do titular das disciplinas de Direito Processual Penal e Direito da Infância e da Juventude da UCPel, se tornou agora o livro que faz apontamentos sobre a presença de traços fascistas no processo penal nacional. No livro, Silveira destaca que o Código Penal Brasileiro pode ser considerado uma cópia do processo penal fascista e por apresentar uma estrutura inquisitória não é compatível com a democracia.“Devido a essa influência, a atual estrutura penal brasileira suprime garantias processuais previstas na Constituição, prejudicando o direito de defesa dos acusados”, constata o autor.

       

A pesquisa e os alertas para mudança


 A escassez de material sobre o assunto no Brasil, fez com que o  professor atravessasse o oceano para analisar “in loco” processos jurídicos da época do fascismo existentes em cidades italianas como Nápoli, Firenze e Roma. Em solo brasileiro, Silveira encontrou em documentos do período do Estado Novo, em São Paulo e Brasília, material capaz de confirmar a tese da influência da “processualística penal fascista no Brasil”.


Além de apontar os prejuízos causados pelo modelo processual fascista importado pelo país ainda na década de 1940, a obra alerta que é possível constatar a sua presença na doutrina utilizada nos meios acadêmicos dos cursos de Direito, principalmente entre os anos 70 e 90 do século passado, perpetuando essa cultura processual, inclusive nos dias de hoje. “Com isso concluí que mesmo que se estruture mudanças no Código Penal, nunca será efetivo a ponto se de modificar a estrutura processual, de se arredar o princípio inquisitivo e se tornar um processo de partes, com julgamento imparcial”, ressalta o professor.


Onde comprar


O livro: “ Para uma crítica da razão fascista no processo penal brasileiro” já está à venda no site da editora Tirant Lo Blanch, inclusive com versão em e-book.


Redação: Alessandra Senna

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?