/ Notícias / Professor da UCPel participa de Conferência Latino-Americana de Direito e Economia
20.06.2013 | 12:00 | #direito
Nos dias 17 e 18 de junho, o professor Igor Zibetti, que integra o corpo docente do curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), participou da 17ª Reunião Anual da Associação Latino-Americana e Ibérica de Direito e Economia (ALACDE). Na oportunidade, ele apresentou o trabalho A avaliação da eficiência técnica das câmaras legislativas municipais brasileiras sob a ótica da escola de escolha pública. O encontro tem como principal objetivo provocar o um amplo e democrático espaço de discussão entre pesquisadores das áreas de interseção entre Direito e Economia.

A conferência, que ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, teve o apoio do Centro de Pesquisas em Direito e Economia (CPDE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Além das palestras conduzidas por pesquisadores renomados em âmbitos nacional e internacional, foram apresentados trabalhos em áreas como regulação, responsabilidade civil e propriedade intelectual.

Zibetti destaca que o encontro foi uma ótima oportunidade de conhecer e trocar experiências com diversos pesquisadores da área de Direito e Economia. Em seu trabalho, o docente da UCPel procurou analisar – dentre uma amostra de 2.991 municípios brasileiros - em quais regiões do país estão concentradas as Câmaras Legislativas Municipais (Câmaras de Vereadores) mais eficientes, sobretudo no que diz respeito ao aproveitamento do capital humano e intelectual empregado na produção legislativa.