O Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel) estará representado no Seminário "O Futuro do Sistema Prisional Gaúcho - Reflexões e Perspectivas". O professor Luiz Antônio Bogo Chies será um dos palestrantes do evento que ocorre no dia 23 de novembro, das 9h às 17h, no Teatro Dante Barone - Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.
Voltado para analisar o futuro do sistema prisional gaúcho, o seminário promovido pelo Sindicato dos Servidores Penitenciários do RS (Amapergs) contará com a realização de dois painéis, com os temas Polícia Penal (na parte da manhã) e Privatizações (pela tarde).
O docente da UCPel participa pela parte da tarde, juntamente com o secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo do RS, Mauro Hauschild; com a professora da UFRGS em Processos Educativos no Ambiente Prisional, Aline Cunha; e com o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier. A mediação será da diretora da Amapergs, Nívea Carpes.
Pela parte da manhã, integram a mesa o presidente da Federação Sindical Nacional de Servidores Penitenciários e Policiais Penais, Fernando Anunciação; o deputado estadual Luciano Zucco; o deputado estadual Jeferson Fernandes; e o ex-secretário de Segurança Pública do RS, Airton Michels. A mediação será feita pelo presidente da Amapergs, Saulo Basso.
Para participar é necessário realizar inscrição pelo site. Na entrada do auditório será necessária a apresentação de passaporte vacional (físico ou on-line) e uso obrigatório de máscara. O evento é realizado em parceria com a UFRGS.
Chies é doutor em Sociologia, presidente do Conselho da Comunidade de Pelotas e pesquisador das áreas criminais-penitenciárias. Na UCPel, lidera o Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais-Penitenciários (GITEP), responsável pela realização de inúmeras pesquisas sobre questões penitenciárias, segurança pública e populações segregadas.
O grupo, ligado ao PPG em Políticas Sociais e Direitos Humanos (PPGDH/UCPel), ainda é responsável pela realização de cursos sobre execução penal e de ações de extensão universitária para a população carcerária e seus familiares. No site do Gitep (https://gitep.ucpel.edu.br) é possível conhecer mais sobre as pesquisas desenvolvidas.
Redação: Rita Wicth - MTB 14101