Professor da UCPel aborda processo de envelhecimento em curso
10.10.2007 | 00:00
O coordenador do curso de Farmácia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), professor William Peres, ministrou o curso Bioquímica do Envelhecimento a mais de 80 participantes durante o 5º Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde Humana. O evento ocorreu em setembro na Universidade do Contestado (UnC), em Santa Catarina.
O avanço da ciência aponta para metodologias que retardem o envelhecimento ou tornem este processo metabólico mais saudável em humanos, com a prevenção de doenças típicas da terceira idade, por exemplo. “Por isso, o assunto passa a ter uma repercussão maior. Ainda se conhece pouco, mas é fundamental que estas conclusões sejam estudadas, pois todas elas têm um ponto de fundamentação”, explicou Peres, ao citar que a atividade rendeu ainda um debate, com a participação de profissionais das áreas de Farmácia, Nutrição e Educação Física.
Além do curso em Santa Catarina, o coordenador também conduziu, no mês passado, a palestra Antioxidantes e Envelhecimento, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A explanação integrou o curso sobre Nutracêuticos, substâncias presentes nos alimentos, como vitaminas e ácidos graxos, que possuem função de suprir os nutrientes naturalmente perdidos durante o processo de envelhecimento.