/ Notícias / Produção de vídeos sobre assuntos sociais marca a primeira ação do Núcleo de Audiovisual da UCPel
21.03.2013 | 11:53 | #jornalismo #publicidade-e-propaganda
O Núcleo de Audiovisual da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), criado neste ano para a execução de projetos que incentivem a produção audiovisual, está realizando a sua primeira ação efetiva. Utilizar temas sociais, como bullying, cigarro, água e lixo, explorando visões diversificadas em vídeos que vão de 30 segundos a um minuto é a ideia principal da oficina de Criação de Vídeos Publicitários.

É o que explica o jornalista formado na UCPel, Marcelo Gafanha. Ao lado do professor Michael Kerr, do artista visual André Barbachan e da produtora Mariana Perera, Gafanha coordena cerca de 30 alunos dos cursos de Comunicação Social da UCPel nesta oficina, e explica que, como jornalista, não vê restrições na interação com a Publicidade. Pelo contrário. “É muito importante. Jornalistas e Publicitários trabalham com vídeo. As duas coisas se complementam”.

O aluno Pedro Petrucci é um exemplo disso. Cursando o terceiro semestre do curso de Comunicação Social - Jornalismo, Petrucci diz que resolveu fazer a oficina por querer aprender a produzir vídeos. Seu grupo ficou com o tema da água e já planeja como irá trabalhar o assunto: a escassez do líquido, que motiva a crescente compra por água mineral e seu consequente aumento de valor.

No terceiro semestre do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, o aluno Matheus Peluffo também tem interesse em trabalhar com produção audiovisual e está tendo a primeira oportunidade na oficina, onde seu grupo vai trabalhar com o tema do lixo, mais especificamente o lixo eletrônico. “Não se fala muito sobre o lixo eletrônico. A maioria das pessoas não sabe para onde levar esse lixo e quase todo mundo tem em casa, com uma bateria ou um carregador velho de celular”, explica.

Marcelo Gafanha conta que o momento é de trabalhar as ideias nos grupos, seguidas pela produção do roteiro, execução e edição. Ele diz, ainda, que sentia falta do incentivo a vídeos voltados para a Publicidade e foi a partir disso que surgiu o Núcleo de Audiovisual da Católica. Após o término desta ação, serão lançados novos projetos, auxiliando os alunos a terem boas ideias e proporcionando que depois possam caminhar com autonomia. A oficina de Criação Audiovisual vai até o dia 12 de abril e os vídeos produzidos serão reproduzidos na TV UCPel e também na internet pelo Facebook e pelo YouTube.