A Universidade Católica de Pelotas apresentou ontem ao prefeito Fetter Jr. um projeto para melhorar a qualidade da oferta de saúde em Pelotas. A idéia foi levada ao prefeito pelo reitor da UCPel, Alencar Proença, e pela diretora do Centro de Ciências da Vida e da Saúde da Universidade, Moema Chatkin, coordenadora da iniciativa. O projeto, acolhido pelo prefeito, prevê o investimento de R$ 3,2 milhões em qualificação profissional e melhoria logística nas unidades de saúde básica administradas em conjunto pela UCPel e pela Secretaria de Saúde da cidade.
Os recursos serão provenientes do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), do governo federal. A verba será utilizada para integrar o ensino e o atendimento em sete Unidades Básicas de Saúde – as unidades Santa Terezinha, Pestano, Fátima, além da Py Crespo e de mais três unidades a serem definidas.
No primeiro ano, os prédios serão reformados e ampliados. Nos dois anos seguintes, os investimentos financiarão ações de melhorias da qualidade do atendimento. Nesse período, será feito um diagnóstico das comunidades abrangidas pelas unidades, ocorrerão oficinas de capacitação dos profissionais da área da saúde, além de pesquisas.
Os profissionais dos cursos de Medicina, Farmácia e Bioquímica, Fisioterapia, Psicologia, Enfermagem e Serviço Social participarão de todas as etapas. Acadêmicos dos demais cursos da UCPel poderão colaborar futuramente no projeto. O prefeito agradeceu a iniciativa. “Ela é muito bem-vinda”.