/ Notícias / Posto do CEJUSC na UCPel realiza primeira audiência
Posto do CEJUSC na UCPel realiza primeira audiência
04.05.2015 | 15:54 | #direito
Posto do CEJUSC na UCPel realiza primeira audiência
O Posto do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) teve, nesta segunda-feira (04), sua primeira audiência de conciliação. O assunto dizia respeito a um apartamento com infiltrações.

Na ocasião, estiveram presentes o locatário e representantes de imobiliárias nas quais o imóvel está à venda. No entanto, explica a conciliadora Aline Bergmann, para resolver a questão a presença do proprietário era necessária. Por isso, a audiência será remarcada. Assim, o assunto poderá ser resolvido sem a necessidade de ir a litígio. E, além disso, não há custo nenhum. "É uma saída mais barata, rápida e satisfatória para ambas as partes", salientou Aline.

As audiências marcadas pelo Posto do CEJUSC podem ser de conciliação - quando há o papel do conciliador para propor alternativas de resolução - mediação - quando as próprias partes buscam dialogar e encontrar uma solução para o conflito - ou justiça restaurativa - situação em que se busca, como o nome diz, restaurar o ambiente anterior ao episódio de desavença, para que o problema não volte a ocorrer.

O Posto do CEJUSC na Católica é uma parceria entre a Universidade e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). O local foi inaugurado no dia 30 de março e a procura dos serviços está superando as expectativas. O Posto está com a agenda de conciliações preenchida até o fim do mês e a de mediação está repleta até setembro.

Por meio do Posto, a comunidade de baixa renda tem acesso aos serviços de conciliação, mediação e justiça restaurativa para solucionar desavenças de natureza cível, familiar, de vizinhança, de consumo, dentre outras.

Atendimento
O Posto do CEJUSC fica localizado no prédio Santa Margarida, com entrada pela rua Dom Pedro II, e os atendimentos são realizados das 8h às 12h e das 14h às 18h. Contato com o serviço pode ser feito pelo telefone (53) 2128-8299.