/ Notícias / Pós-Graduação em Letras já levou cinco doutorandos para estudos no exterior em 2012
Pós-Graduação em Letras já levou cinco doutorandos para estudos no exterior em 2012
Pós-Graduação em Letras já levou cinco doutorandos para estudos no exterior em 2012
Apenas neste ano, cinco alunos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (PPGL/UCPel) embarcaram em doutorados-sanduíche fora do país. Austrália, Portugal, Espanha e Estados Unidos são os destinos escolhidos pelos doutorandos da UCPel, dos quais três ainda permanecem no exterior.

Ao todo, desde 2009 foram 13 doutorados-sanduíche encaminhados pelo PPGL, por meio do Programa Institucional de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A opção pelo país se dá pelas pesquisas atualizadas e orientadores especialistas conforme o campo da tese do doutorando. Gabriela Quatrin Marzari esteve na Austrália e Ivete Bellomo Machado em Portugal. Giane Rodrigues dos Santos foi para a Espanha, Ida Maria Morales Marins também teve Portugal como destino e Otávia Alves Cé optou pelos Estados Unidos.

Estudando o tema Silêncio ou Subversão? Uma análise sobre a representação do corpo feminino no discurso performático das crossplayers brasileiras, Otávia rumou para a Universidade de Nova Iorque (NYU), que lidera a lista de pesquisas na área de interesse da doutoranda.

Subgênero da atividade denominada cosplay (que consiste em vestir-se como personagens de mangás ou animes e interpretá-los), no crossplay o que ocorre é que a personagem interpretada possui o sexo biológico diferente da (o) crossplayer. A tese de Otávia foca nas apresentações teatrais que ocorrem nos eventos destinados a esse tipo de público, buscando analisar se o fenômeno que ocorre quando uma garota interpreta uma personagem masculina é um caso de silenciamento do corpo feminino e enaltecimento de valores patriarcais ou se é um caso de subversão e rompimento com padrões cristalizados de gênero. “A experiência está sendo bastante proveitosa. Além da orientação dos professores e do fácil acesso à bibliografia não publicada no Brasil, o doutorado-sanduíche me proporcionou o contato com diversos pesquisadores, das mais diferentes partes do mundo, o que contribuiu para que eu ampliasse meus horizontes e minha pesquisa”, disse Otávia.

De acordo com a doutoranda, que ainda está nos Estados Unidos, a formação no PPGL da UCPel fornece a base para a pesquisa no exterior. “Até me surpreendeu o quão bem preparada eu estava ao chegar aqui. Logo nas primeiras semanas de estudos no exterior fui convidada a apresentar e compartilhar minha pesquisa com os alunos do Institute of Performing Arts e recebi um feedback altamente positivo”, contou.

Aperfeiçoamento
Na visão da coordenadora do PPGL, professora Carmen Matzenauer, o doutorado-sanduíche dá a oportunidade de discutir o tema da tese e aperfeiçoar o trabalho final com a orientação de um especialista internacional da mesma área de conhecimento. Ao mesmo tempo, a experiência proporciona vivência em uma universidade estrangeira e a inserção do doutorando em um cenário acadêmico além fronteiras. “O Programa de Pós-Graduação em Letras da UCPel está no cenário internacional de estudos avançados”, comentou.

Inscrições
O PPGL está com inscrições abertas para o doutorado até o dia 30 de novembro. O processo de seleção ocorre de 12 a 14 de dezembro. As linhas de pesquisa são Texto, Discurso e Relações Sociais, e Aquisição, Variação e Ensino. O edital pode ser acessado no site do PPGL.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?