/ Notícias / Placa marca os 25 anos do curso de Direito
Placa marca os 25 anos do curso de Direito
08.10.2015 | 18:53 | #direito
Placa marca os 25 anos do curso de Direito
Desde o início da noite desta quarta-feira (07), quem passar pelo saguão do Campus I da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) poderá observar uma nova distinção exposta. Uma placa, alusiva aos 25 anos do curso de Direito, foi afixada no local. O descerramento foi feito na presença do chanceler da UCPel, Dom Jacinto Bergmann, do reitor, José Carlos Bachettini Júnior, pró-reitores, professores e alunos do curso.

Na ocasião, a professora Ana Luiza Berg Barcellos, representando os docentes e os egressos, proferiu discurso sobre a história e o papel do curso. Ao fazer um resgate da própria fundação da UCPel - que neste dia 07 completou 55 anos - a professora mencionou que a fundação do Direito, em 1990, baseou-se nos postulados da verdade, da liberdade, da justiça, da ética e do comprometimento. "Tratou-se de um curso de graduação idealizado, projetado e implantado com observância dos referidos paradigmas, tendo tido à sua frente um respeitável grupo de professores visionários quanto à necessidade de incrementar, em Pelotas e na região, a educação jurídica", disse.

A professora mencionou, ainda, a gênese com o suporte de um corpo docente dedicado, competente e qualificado, composto por figuras de renome nacional, que se colocaram à disposição da UCPel para o desenvolvimento de um ambiente acadêmico diferenciado neste ramo das ciências jurídicas. Segundo ela, pautaram-se por desenvolver um projeto de ensino centrado na formação de profissionais do Direito de excelência, mas, acima de tudo, norteados pelos valores morais, éticos e cristãos.

Ana Luiza ainda contextualizou o momento vivido pelo Brasil à época, com uma recente Constituição Federal - promulgada democraticamente em 1988 - e o papel do curso em ensino, pesquisa e extensão, especialmente em atividades de serviço à comunidade, como a Assistência Judiciária, o posto do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) e o Núcleo de Assessoria Popular.

Outro dos pontos da explanação da professora foi a nota 4 recentemente conferida pelo Ministério da Educação e a trajetória percorrida pelo curso em sua consolidação. A UCPel, disse, desde sua fundação sempre esteve orientada a produzir educação de qualidade, desenvolver um ambiente acadêmico de excelência e de convivência saudável, compor pesquisa de alto nível e, ainda, realizar trabalhos de extensão capazes de promover serviços de expressão. "O curso, desde a sua idealização, vem logrando alcançar tais desígnios em sua já longa trajetória. A concretização do sonho de um curso gabaritado a formar profissionais para os mais diversos ramos das carreiras jurídicas é inequívoca, tanto que é expressivo o número de graduados ao longo destes de 25 anos, os quais levam o nome desta Instituição aos mais diversos rincões deste imenso país e ocupam variados cargos e funções nas diversificadas carreiras jurídicas", observou.

Finalizando, ela destacou a atuação de alunos, professores, gestores e funcionários na história do curso. "Nossas condutas refletirão nos próximos anos deste próspero curso, rogando-se, assim, para que venham as próximas décadas, igualmente de muitas glórias e conquistas".

Jubileu de Prata
A coordenadora do curso, professora Ana Cláudia Lucas, ressaltou que a placa alusiva aos 25 anos destina-se a homenagear todos aqueles que contribuíram e que permanecem contribuindo para a consolidação do Direito da UCPel. "É ocasião para recordar. Porque a memória envolve um processo que abrange o arquivo e a recuperação de experiências. Porque somente por intermédio dela é possível resgatar o conhecimento do passado, construir o presente e projetar o futuro", afirmou.

Segundo a coordenadora, durante esse período houve erros e acertos, perdas e conquistas, tristezas e alegrias. "Mas o que de mais bonito há na história desse curso é o fato de que ele transformou, e prossegue transformando, pelo conhecimento, a vida de muitas pessoas".

Comemoração
Na programação das comemorações do aniversário do curso houve, pela manhã, uma missa, e, à noite, a abertura do Encontro Acadêmico, que traz egressos da casa contando suas histórias profissionais e temas com os quais atuam hoje em dia.

Saiba mais aqui.