Pesquisador norte-americano palestra sobre novas tecnologias computacionais na UCPel
26.10.2009 | 13:30
Pense em computadores tão integrados ao ambiente que você nem vai notar mais a presença deles. Ficção científica? Mais perto da realidade do que se imagina? A chamada “computação embutida” é apenas um dos assuntos que o professor emérito da Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos, Dr. Alvin Surkan, falará na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). O convidado palestrará sobre as tendências nas novas tecnologias computacionais para a próxima década, no dia 27, às 14h, na sala 425 C do Campus I da UCPel (Rua Gonçalves Chaves, 373).
Os computadores, que hoje chegam a se tornar um personagem – quem nunca tratou a máquina como “ele”? –, irão dispor de sensores e se integrarem cada vez mais no ambiente, explica o coordenador do Mestrado em Ciência da Computação da UCPel, professor Luiz Antônio Moro Palazzo. “O que vai ocorrer é uma integração nossa com o computador a ponto de ele ‘desaparecer’. Não haverá mais interface, mas sensores que vão fazer as coisas acontecerem”, adiantou. Surkan falará mais sobre o assunto durante sua explanação.
A palestra também irá abordar as novas tecnologias considerando especialmente a questão do suporte à computação móvel através de pequenas unidades funcionais de propósito geral, que evitam a complexidade e sobrecarga produzidas por grandes aplicações de controle centralizado. Diversos exemplos de utilização desta nova tecnologia serão examinados na palestra, como controle automático de veículos, monitoramento de parâmetros críticos em sistemas vivos e módulos inteligentes para o processamento adaptativo de informação sensível ao contexto, entre outros pontos.
O evento é aberto à comunidade, não sendo necessário conhecimento prévio sobre o assunto. A entrada é gratuita. A promoção é do Mestrado em Ciência da Computação da UCPel.