/ Notícias / Pelotas ganha guia com atividades voltadas à terceira idade
Pelotas ganha guia com atividades voltadas à terceira idade
02.12.2021 | 17:36 | #institucional #cetres
Pelotas ganha guia com atividades voltadas à terceira idade

Pelotas conta com muitas opções voltadas à promoção da qualidade de vida de pessoas na terceira idade. Para facilitar o acesso a elas, integrantes da Universidade Aberta da Maturidade (UAMI), projeto ligado à Universidade Católica de Pelotas (UCPel), reuniram informações sobre lazer, saúde, esporte e cultura no guia ‘O que Pelotas tem a oferecer para o idoso viver melhor?”.   

As dicas, elaboradas por idosos para idosos, têm por objetivo tornar a vida das pessoas da terceira idade mais saudável, divertida, prazerosa, alegre, assistida e feliz. Os estudantes da UAMI também esperam que, além de informar, o guia sirva para incentivar uma maior participação dos idosos nas diversas iniciativas oferecidas em Pelotas. 

Orientados pelo coordenador do Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade (Cetres/UCPel), Hartur Torres da Silva, e pela professora do curso de Medicina e coordenadora do Ambulatório Multidisciplinar em Saúde do Idoso, Isabel Lorenzet, o grupo de 11 pessoas reuniu as informações entre os meses de maio de novembro deste ano.

Além de descrever os projetos oferecidos por instituições como UCPel, UFPel, Prefeitura de Pelotas, Associação Beneficente dos Aposentados e Pensionistas de Pelotas (ABAPP), entre outros, o guia ainda oferece formas de contato, dias e horários de funcionamento das atividades, incluindo aquelas que ocorrem em bairros.    

Moema Varoto, aluna da UAMI e integrante do grupo, ficou surpresa com o número de iniciativas existentes. “Mapeamos locais com várias atividades, como o Círculo Operário e a ABAPP. O projeto Vida Ativa da Prefeitura tem em todos os bairros e é gratuito”, comenta. Na avaliação da professora Isabel, as informações contidas no guia podem ajudar idosos a buscarem uma vida mais ativa e saudável. 

O guia pode ser acessado de forma on-line via site da UCPel. A intenção do grupo é buscar financiamento para disponibilizar a publicação também no formato impresso, em espaços como secretarias municipais de Pelotas, Conselho Municipal do Idoso e Unidades Básicas de Saúde existentes no município, explica Hartur. 


Término do primeiro ano letivo da UAMI


O guia sobre atividades voltadas à terceira idade foi proposto pela disciplina de Projeto Integrador da UAMI. Além dele, dois outros grupos desenvolveram um guia sobre medicamentos e promoveram encontros sobre leitura como forma de finalização do semestre letivo.    

No material sobre medicamentos, informações sobre tipo e manejo de remédios, risco de automedicação e dicas para consulta médica eficiente foram tratados. Já o grupo de leitura realizou encontros quinzenais sobre literatura, em que cada integrante convidava uma pessoa externa à UAMI para participar. 

As apresentações dos trabalhos encerraram o primeiro ano de atividades da UAMI e Cetres. Na avaliação do coordenador do Cetres, o momento foi de grande realização. “Apresentamos três projetos de relevância social, idealizados e realizados pelos alunos da UAMI com a ajuda das acadêmicas do nosso programa de extensão. Isso demonstra o potencial incrível e o quanto a pessoa idosa tem a contribuir com a nossa comunidade”. 


Redação: Rita Wicth - MTB 14101

Fotos: Rodrigo Chagsa - Ascom Pelotas

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?