/ Notícias / Parlamentares das Ilhas Malvinas realizam painel de debates na UCPel
Parlamentares das Ilhas Malvinas realizam painel de debates na UCPel
29.08.2013 | 17:03 | #direito
Parlamentares das Ilhas Malvinas realizam painel de debates na UCPel
Na manhã desta quinta-feira, dia 29 de agosto, foi realizado na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) um painel de debates sobre as Ilhas Malvinas (ou Falkland, para os ingleses). Alunos e egressos do curso de Direito da UCPel e do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) participaram de apresentação seguida de discussão com dois parlamentares das Ilhas, Dick Sawle, da Assembléia Legislativa, e Simon Fletcher, do Poder Executivo.

Organizado pelo professor do curso de Direito da Católica, Marcelo Moura, e pelo professor do curso de Relações Internacionais da Federal, Gustavo Vieira, o encontro entre estudantes e parlamentares teve por objetivo fomentar o debate acerca dos princípios da autodeterminação como direito de um país. Além disso, de acordo com os organizadores, o encontro teve a intenção de buscar uma solução pacífica de questões internacionais contemporâneas que estão próximas a nós e possibilitar que seus atores se aproximem dos alunos.

Sawle e Fletcher passaram apenas por quatro cidades do Brasil para abordar o tema do painel realizado na Católica. Além de Pelotas, eles visitam Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Os professores Marcelo Moura e Gustavo Vieira explicam que este foi o primeiro dos encontros com foco nas Ilhas Malvinas. Já está sendo planejada uma atividade com representantes argentinos com o mesmo enfoque.