/ Notícias / Parceria entre projeto da UCPel e Secretaria da Saúde facilita acesso à saúde
Parceria entre projeto da UCPel e Secretaria da Saúde facilita acesso à saúde
04.05.2023 | 17:25 | #direito
Parceria entre projeto da UCPel e Secretaria da Saúde facilita acesso à saúde

Na busca por garantir o direito à saúde de pacientes atendidos pela Farmácia Municipal ou que procuram agilidade em processos hospitalares, o projeto de extensão Pacientes Jurídicos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) firmou parceria com a Secretaria da Saúde do município. Desde o mês de março, aqueles que procuram o Serviço de Assistência Jurídica (SAJ/UCPel) contam com o atendimento para ajuizamento de ações.

Demandas como acesso a medicamentos, cirurgias, realização de exames de saúde são recebidas no local. No espaço também ocorre atendimento às pessoas com espectro autista. Conforme a professora do curso de Direito e coordenadora do projeto, Marina Madruga, a parceria além de facilitar o acesso, contribui para a formação dos alunos que integram o projeto.

Para o coordenador de assistência Farmacêutica de Pelotas, Fabian Primo, o impacto que a parceria terá para a comunidade e também para os estudantes que fazem parte do projeto será positivo. "Possibilita também que os acadêmicos possam experimentar casos reais e da mesma forma contribuir para a saúde do cidadão e saúde pública municipal" , afirma.

Ação extensionista

O Pacientes Jurídicos é um projeto de extensão vinculado ao programa Direito na Rua, do curso de Direito. Atualmente, a equipe atende nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Sanga Funda e Pestano, ambas administradas pela UCPel. O projeto também atua na Associação de Amigos, Mães e Pais de Autistas e Relacionados com Enfoque Holístico (AMPARHO).

Com o objetivo de promover a cidadania e a garantia dos direitos dos cidadãos, atende pessoas em situação de vulnerabilidade em saúde, pessoas com espectro autista e familiares. Oferece orientação e assistência jurídica ao mostrar a importância que o direito tem ao passar a fazer parte dos programas de Saúde da Família.

No projeto, atuam alunos voluntários e bolsistas dos cursos de Medicina e do Direito, que acabam tendo a oportunidade de ter mais contato com a comunidade. De acordo com Diego Melo, do curso de Direito, a participação no projeto é fundamental para a formação. “Proporciona uma oportunidade única de aprimorar habilidades, aplicar conhecimentos e contribuir para a sociedade”, diz o acadêmico. O SAJ da UCPel fica localizado na rua Félix da Cunha, esquina com a rua Três de Maio.

Redação: Lucia Ippolito