/ Notícias / PAIC realiza formatura
PAIC realiza formatura
27.08.2012 | 16:42 | #institucional
PAIC realiza formatura
Na última sexta-feira (24) foi realizado no Auditório do Campus II da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) a formatura de turmas que integram o Projeto de Apoio à Inclusão Digital e Cidadania (PAIC). Entre os formandos estavam membros dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Pelotas; da Escola Municipal Elberto Madruga, de Capão do Leão; mães do Centro de Reabilitação de Pelotas CERENEPE; jovens do Instituto São Benedito de Pelotas e idosos.

O coordenador, professor Fabio Raniere da Silva Mendes declarou que o projeto reflete o papel integrador da UCPel com a comunidade, promovendo um ensino de capacitação que aumenta o sentimento de cidadania e competência dos alunos. Raniere ainda ressaltou que as atividades têm um importante papel para o aumento da auto estima dos envolvidos, pois possibilita o sentimento de vitória ao conseguirem aprender e realizar coisas antes impensáveis.

“Eu achava que não tinha capacidade de aprender a mexer em um computador, mas ao descobrir a existência do projeto através do CAPS me senti melhor como pessoa”, disse a formanda Paula Fernanda Miranda da Silva, ao ressaltar, também, que terminar o curso lhe deu maior confiança para buscar um emprego melhor no mercado de trabalho.

O estudante do Curso Básico de Informática Anderson Pereira Camacho afirmou que aprendeu muito nos três meses de capacitação. “O acompanhamento é constante e o pessoal é muito atencioso. Recomendo o curso”, comentou.

Para a pedagoga e professora das oficinas de Língua Brasileira de Sinais (Libras), Sandra Melo, foi satisfatório proporcionar o estímulo à conversação em Libras através de recursos modernos e didáticos. “Constatamos resultados muito positivos com essa metodologia. Todos os alunos saíram prontos para uma comunicação fluente em Libras”, destacou. “Eles aprendem os códigos da Língua interagindo em páginas da Internet, utilizando métodos alternativos de aprendizagem”.

Os professores Bruna Borba e Lucas Lemos estão no primeiro ano como bolsistas do projeto, e ambos dão aulas de Informática Básica para usuários do CAPS. “Notamos uma coletividade e ajuda mútua entre eles. Todos se unem para a aquisição de conhecimento. Quando um se perde ou não sabe qual ação tomar, logo tem um ao lado tentando ajudar”, relatou Bruna.

Com a experiência adquirida, os professores esperam estar muito mais seguros na abordagem com as próximas turmas. “Aprendemos a ter mais cuidado ao repassar o conteúdo. O acompanhamento direto e a comunicação entre o orientador e aluno são fundamentais para aprendizagem. Pretendemos progredir gradativamente com nossos ensinamentos”, completou Bruna.

O PAIC
O Projeto de Apoio à Inclusão Digital e Cidadania da Universidade Católica de Pelotas (PAIC/UCPel) foi uma proposta elaborada pela Capelania juntamente com o Instituto de Cultura Religiosa da Universidade.

Tendo como finalidade proporcionar o acesso ao conhecimento utilizando instrumentos para comunicação, compartilhamento e distribuição de informações, através da aprendizagem mediada pelas redes de computador, o curso gratuito já formou mais de 500 pessoas em cinco anos de atividades.

Os 145 alunos formandos da última semana pertencem aos cursos de Informática Básica, Introdução à Informática e Oficina de Língua Brasileira de Sinais (Libras).