/ Notícias / PAIC realiza formatura na Católica
PAIC realiza formatura na Católica
22.10.2010 | 17:49
PAIC realiza formatura na Católica

A tarde desta sexta-feira (22) foi contemplada com mais um exemplo de cidadania. O Projeto de Apoio à Inclusão Digital e Cidadania da Universidade Católica de Pelotas (Paic/UCPel) formou mais uma turma de curso básico de informática de 30 alunos, na sala 425C do Campus I.

O objetivo do projeto é oportunizar cursos básicos de informática a jovens de famílias de baixa renda e adultos excluídos do mercado de trabalho. O resgate da auto-estima, o despertar da autonomia e a inserção no mercado são elementos essenciais dessa proposta. “A UCPel, enquanto instituição de educação, promove um trabalho de promoção humana, contribuindo com a sociedade e capacitando a sociedade para o mercado de trabalho”, disse o coordenador do projeto, Fábio Ranieri.

Os acadêmicos de Ciência da Computação Rodrigo da Costa, Clarissa Ribeiro e Joice Kopereck ministraram o curso que envolveu conhecimentos básicos em softwares como Word, Excel, Windows e uso da Internet para os alunos da Escola Marechal Rondon, do Monte Bonito, e da Paróquia Senhor Ressuscitado, do bairro Areal.

Para a aluna Evelize Machado Holz, de 17 anos, o aprimoramento do conhecimento foi o grande estímulo para a realização do curso. “Me inscrevi pela oportunidade de aprender mais um pouco sobre a informática. Hoje em dia, o mercado de trabalho exige muito o conhecimento em novas tecnologias”, disse.

Para Elizabete Peres Torres, de 45 anos, que estava desempregada antes de começar o curso, as aulas foram muito bem aproveitadas. “Eu estava sem emprego antes de me inscrever. Comecei a trabalhar uma semana antes das aulas e tive que lidar com a informática”, disse, ao ressaltar que o conhecimento adquirido facilitou o trabalho no novo emprego.

Atualmente existem 30 turmas em atividade do curso básico de informática, entre elas uma do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Escola) e outra da Associação dos Deficientes Físicos de Pelotas, e duas turmas do curso avançado. Novas inscrições serão abertas apenas no ano de 2011.

Após a cerimônia de entrega de diplomas, houve uma confraternização com alunos e professores, na Capelania da Universidade.