/ Notícias / Núcleo de Direito e Participação Popular da UCPel passa a assessorar a ONG Vale a Vida
Núcleo de Direito e Participação Popular da UCPel passa a assessorar a ONG Vale a Vida
25.04.2022 | 14:15 | #direito
Núcleo de Direito e Participação Popular da UCPel passa a assessorar a ONG Vale a Vida

A ONG Vale Vida, instituição voltada ao atendimento de pessoas portadoras de HIV em situação de vulnerabilidade, passará a contar com a assessoria do Núcleo de Direito e Participação Popular: Campo e Cidade (Nudipp). O projeto de extensão do curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) prestará atendimento jurídico aos assistidos pela ONG, assim como irá elaborar campanhas informativas. 

De acordo com a professora Marcela Simões, responsável pelo projeto da extensão da UCPel, duas reuniões foram feitas para definição do formato de trabalho. “Os atendimentos para demandas jurídicas serão realizados presencialmente a cada 15 dias na sede da ONG”, informa. 

Os estudantes da UCPel também ficarão responsáveis pela produção de materiais informativos, realização de palestras, rodas de conversas, assim como outras demandas que surgirem do grupo. Para a presidente da ONG, Joana Conceição Vitaca, a assistência jurídica vai contribuir para o acesso à justiça dos usuários sem renda ou com renda muito limitada.    

“O apoio do Nudipp vai ajudar na orientação dos usuários e seus familiares que até então eram tratados com indiferença em suas necessidades jurídicas”, avalia a presidente. Atualmente, cerca de 30 pessoas são atendidas.    

 

ONG Vale a Vida

A ONG Vale a Vida desenvolve ações voltadas a pessoas portadoras de HIV em situação de vulnerabilidade. Atende profissionais sexo, moradores de rua, idosos, adolescentes e também promove iniciativas voltadas a um grupo de crianças. A instituição ainda conta com projeto para teste de fluido oral para identificação de HIV, Hepatites e Sífilis. O atendimento funciona presencialmente das 14h às 17h na sede da ONG, localizada na rua Dom Pedro II, 1066. 

 

Redação: Rita Wicth - MTB 14101

    

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?