/ Notícias / Núcleo de Boas Práticas da UCPel presta atendimento a microempresários
Núcleo de Boas Práticas da UCPel presta atendimento a microempresários
23.09.2022 | 13:50 | #direito
Núcleo de Boas Práticas da UCPel presta atendimento a microempresários Atendimentos ocorrem às sextas na Sala do Empreendedor (Foto: Bruno Bohm - UCPel)

O projeto de extensão do Direito da Católica de Pelotas (UCPel), Núcleo de Boas Práticas: Gestão Empresarial, Tributária, Trabalhista e Previdenciária (GETTP), presta consultoria para microempreendedores individuais (MEIs) e microempresas de Pelotas e da região. Os atendimentos são ofertados de forma gratuita e acontecem todas as sextas-feiras, das 10h às 11h30min, na Sala do Empreendedor, localizada na rua Lobo da Costa, 520, junto à Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana.

Para o titular da pasta municipal, Gilmar Bazanella, o convênio é uma grande oportunidade para quem quer empreender. "A iniciativa é super importante e relevante no sentido de auxiliar os nossos pequenos empresários da região", valoriza.

A meta do projeto é conscientizar os empreendedores de pequenos negócios locais e regionais, fornecendo informação, orientação, consultoria e capacitação acerca das demandas exigidas pela área do direito empresarial, tributário, trabalhista e previdenciário. Segundo a coordenadora do Núcleo, e professora do Direito, Juliani Veronezi Orbem, os alunos atendem uma função informativa através da qual diversas dúvidas são esclarecidas. "O projeto proporciona aos acadêmicos a aplicação dos conhecimentos técnicos em prol das necessidades reais destes negócios que contribuem muito para o desenvolvimento da região, colaborando com a formação do profissional e transformando o espaço social em que vive", avalia.

A acadêmica do Direito, Ana Valente, considera a oportunidade de participar do projeto como de grande valia para sua formação profissional. "Com o Núcleo de Boas Práticas a gente pode fornecer a nossa assessoria para os empreendedores da nossa cidade, auxiliando também o comércio local", comenta.

Como funciona?

O GETTP recebe pessoas interessadas na constituição regular ou na regularização de microempreendedor para sanar suas dúvidas. Os acadêmicos, auxiliados por um professor, anotam quais pontos precisam ser esclarecidos, agendando um retorno para que o atendido tenha a solução adequada para a questão levantada.

Os primeiros encontros podem ser agendados pelos e-mails nucleodeboaspraticasucpel@gmail.com e juridico.salaempreendedor@pelotas.rs.gov.br.

Redação: Bruno Bohm