A humanização no espaço hospitalar pode ocorrer de formas variadas e uma delas se dá através da qualificação do ambiente físico. E é justamente essa a ideia do Projeto Valor à Vida, desenvolvido por acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), que tem como propósito incentivar relações mais positivas através da sensação de bem-estar. O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) foi o local escolhido para receber a iniciativa. Através da doação de qualquer quantia, pessoas e empresas podem ajudar.
A princípio, toda a verba arrecadada será revertida para a compra de novos colchões para unidades que prestam atendimento para o Sistema Único de Saúde (SUS), informa a coordenadora do projeto, professora Cristina Porciúncula. Outras ações de benfeitorias estão sendo feitas pelos acadêmicos como, por exemplo, doação de uma biblioteca móvel e livros, que deverá passar por todos os pisos do HU. Cerca de 100 peças de roupas também foram doadas para a realização do brechó da Pediatria.
“Com esse projeto, queremos criar uma corrente do bem para ajudar o Hospital a enfrentar a atual crise financeira e o atraso nos repasses públicos”, comenta. Além de qualquer valor em dinheiro, a campanha também aceitará doações de equipamentos e materiais hospitalares.
Inicialmente, envelopes específicos para as doações estarão nas mãos de 15 acadêmicos dos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Produção Fonográfica e Pedagogia, mas a ideia é encontrar empresas parceiras para receber as doações. Enquanto as novas parcerias não são anunciadas, interessados em doar têm a opção de procurar o setor de Comunicação de Marketing do Hospital para realizar a doação ou ainda algum dos acadêmicos envolvidos no projeto.
Ajuda em boa hora
O diretor de Assistência do HUSFP, médico Edevar Rodrigues Machado Júnior, agradeceu o interesse dos alunos em auxiliar o Hospital a sensibilizar a comunidade sobre as dificuldades enfrentadas no local. “A sociedade pensa que o Hospital pode acolher todo mundo mas não é verdade. Precisamos cada vez mais de ajuda por sermos uma instituição filantrópica”, pontuou.
O diretor ainda comentou com os participantes sobre a deficiente remuneração do SUS, que consegue pagar apenas 70% dos procedimentos realizados. “Dos 30% que faltam, precisamos correr atrás”, disse. De acordo com ele, essa campanha poderá ajudar no reconhecimento da importância do atendimento do Hospital para a região.
Parceiros
São responsáveis pelo projeto os estudantes Andrei Kaennerberg, Camila Votto, Carolina Dias, Caroline Silveira, Emanuelle Lopes, Isabela Mattos, Jean Matha, Liene Lima, Lisiane Oliveira, Maria Lorenzet, Natália Peters, Natã Madeira, Karen Nunes, Jonatham Ribeiro Teixeira, Lisiane da Rosa Oliveira e Nívia Ferreira.
Acadêmicos da disciplina de Redação em Publicidade e Propaganda I irão desenvolver trabalhos com a temática do projeto, como roteiros de vídeos e spots, informa a coordenadora do projeto. A intenção é que os materiais publicitários encontrem espaços de divulgação gratuitos em veículos de comunicação.
Também são parceiros do projeto o professor da UCPel Daniel Botelho, as empresas C&M Comunicação e Marketing, Birô 23, Pra Casa Lorenzet e voluntária Débora Alves, responsável pela criação visual da campanha.