O novo curso de Doutorado em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebeu a aprovação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com nota cinco, o maior conceito que um Doutorado estreante pode alcançar. A notícia foi divulgada para a imprensa local em entrevista coletiva, nesta quarta-feira (30).
Entre os novos mestrados e doutorados do Brasil inteiro, apenas sete receberam o conceito máximo, sendo que somente o da UCPel representa as instituições privadas de Ensino Superior. Outro dado que reforça a importante repercussão nacional do fato é que, dos 25 cursos novos ligados às ciências da saúde do país, o Doutorado em Saúde e Comportamento da Católica é o único com a nota cinco.
Para o reitor da UCPel, Alencar Mello Proença, este credenciamento é visto com muito entusiasmo, principalmente porque acompanha os resultados do trabalho de toda a equipe do programa de pós-graduação em Saúde e Comportamento, bem como de toda a área de saúde da Universidade. “Vivemos um grande momento, que se pode chamar de ‘círculo virtuoso’”, frisou. O coordenador da pós-graduação, professor Hiran Larangeira de Almeida Júnior, concordou: “Esta é um conquista a ser festejada por todo esforço empenhado no processo”.
A pró-reitora acadêmica da UCPel, professora Myriam Siqueira da Cunha, comentou o importante significado do programa para a Universidade. “O Saúde e Comportamento não é um programa isolado, mas um projeto que tem grande vínculo com os cursos de graduação”, destacou.
Entre os indicadores avaliados pela CAPES, estão as disciplinas, projetos e linhas de pesquisa, produção técnica, formação do corpo docente e proposta do programa.

Reitoria da UCPel e equipe do Programa de Pós-Graduação.