/ Notícias / Monitor das Eleições é apresentado em reportagem da Band
Monitor das Eleições é apresentado em reportagem da Band
11.10.2012 | 17:34 | #jornalismo #publicidade-e-propaganda
Monitor das Eleições é apresentado em reportagem da Band
Não se trata de pesquisa eleitoral. O projeto denominado Monitor das Eleições de Pelotas/RS tem como objetivo observar o uso das redes sociais – em especial, o Twitter e o Facebook – pelos candidatos à prefeitura nas Eleições 2012. Realizado em conjunto por professores e alunos da Universidade Católica (UCPel) e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o projeto serviu de base para uma reportagem do programa de telejornalismo Band Cidade, que deve ser transmitida nos próximos dias.

A equipe da Rede Bandeirantes esteve no Campus II da UCPel na noite de segunda-feira (08) para entrevistar a professora dos cursos de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) Raquel Recuero, que integra a coordenação do projeto. Juntamente a ela, acadêmicos envolvidos no projeto foram ouvidos pela emissora para comentar o trabalho realizado nos meses que antecederam o primeiro turno do pleito, ocorrido no último dia 07. Segundo Raquel, as atividades foram intensas, mas organizadas. “Coletamos os dados com os alunos, fizemos os gráficos e publicamos sempre nas datas especificadas. Pudemos ver claramente que, quanto mais os candidatos falavam, mais reverberavam e mais as pessoas também falavam deles”, disse.

Embora ainda não tenha discutido os resultados, o grupo continuará o trabalho no segundo turno disponibilizando, semanalmente, em seu site dados públicos que são coletados e agregados em gráficos para demonstrar o envolvimento dos candidatos com o eleitorado no espaço da mídia social, bem como seu engajamento e repercussões.

“Acho que os sites de rede social tiveram um papel como espaço de discussão muito legal, amplo e que foi bem usado pelas pessoas”, avaliou Raquel, que é autoridade nacional em pesquisa sobre redes sociais. Além dela, coordenam o projeto os professores da UFPel Ana Bandeira e Guilherme da Rosa. Os alunos integrantes são Clara Freitas, Suelen Freda e Letícia Schinestsck, de Comunicação Social – Jornalismo/UCPel; Paula Viegas, de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda/UCPel; Lucas Lopes e Tiago Ribeiro, de Design Gráfico/UFPel; e Marina Reis, de Design Digital/UFPel.

O Monitor das Eleições de Pelotas/RS pode ser acessado aqui. O programa Band Cidade vai ao ar para todo o Rio Grande do Sul, de segunda a sexta-feira, a partir das 18h50min.