/ Notícias / Moda da Católica faz parceria com Instituto Italiano
Moda da Católica faz parceria com Instituto Italiano
04.07.2007 | 00:00
Moda da Católica faz parceria com Instituto Italiano

O foco nas necessidades regionais trazendo professores de outras localidades com competência profissional reconhecida é um dos objetivos do projeto pedagógico do curso de Tecnologia em Design de Moda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) que formaliza, este mês, um convênio com o Instituto Polimoda, situado em Florença, na Itália.

Ao criar o curso, a Universidade despertou para a importância da formação na área da moda. A partir de agora, com esta nova parceria, aposta em uma qualificação ainda mais ampla para os futuros profissionais do ramo, que é o segundo setor que mais emprega mão de obra.

O convênio com o Polimoda foi negociado diretamente em Florença pelo reitor da UCPel, professor Alencar Mello Proença, e contou também com a interveniência de André Guerra, tradicional empreendedor na área de moda.

Para o reitor, a participação do Polimoda e de seus profissionais nas ações do curso significa um avanço qualitativo importante, considerando, de modo especial, que Florença é o maior centro italiano na formação em moda e que o Polimoda é uma das mais respeitadas escolas de moda da Europa.

A parceria, num primeiro momento, terá duração de três anos com diversas atividades propostas como o oferecimento de programas de formação gerencial, marketing, técnicas e tendências de moda em Pelotas, desenvolvimento de serviço de consultoria às instituições de moda brasileira e organização de projetos de pesquisas para favorecer a relação entre a Universidade e as empresas de moda. Durante a vigência do convênio, serão organizados workshops e seminários em Pelotas e Florença, assim como serão mantidas relações acadêmicas entre o Polimoda S.r.l e a UCPel.

Para a coordenadora do curso, professora Ligia Osório, este é o resultado do esforço de uma equipe que já trabalha integrada com outros setores da cidade. “É uma grande satisfação ver um curso tão novo implantar propostas audaciosas em tão pouco tempo”, diz. Ressalta que desta forma, a Universidade encurta o tempo de atualização do conhecimento na área, formando profissionais aptos a trabalharem para auxiliarem em empresas, na difícil problemática da competitividade do setor de confecção.

O curso e o profissional

O curso tem o objetivo de estimular o desenvolvimento do segmento de moda, principalmente na região. Numa visão geral, o setor abrange as áreas de criação, desenvolvimento de produto, planejamento e controle de produção. A estrutura do curso prevê que o aluno tenha possibilidade de ampliar os conhecimentos de criação e produção através de programas paralelos, como extensão, seminários e outras atividades, conforme seus interesses pessoais.

O tecnólogo em Design de Moda elabora e gerencia projetos para a indústria de confecção do vestuário, considerando fatores estéticos, simbólicos, ergonômicos e produtivos. Ele realiza pesquisa de tendências de comportamento, cores, formas, texturas e acabamentos; desenvolve produtos de moda aplicando visão histórica e prospectiva; elabora portfólios e dossiês de moda; realiza representação gráfica de suas criações; elabora protótipos e modelos, além da análise de viabilidade técnica do projeto.

Vestibular

As inscrições para o vestibular de inverno da UCPel permanecem abertas até quinta-feira (5) e podem ser feitas diretamente no saguão do Campus I (Gonçalves Chaves, 373) por R$50,00. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.ucpel.tche.br/vestibular ou pelo telefone (53)2128.8269.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?