O Hospital Universitário São Francisco de Paula da Universidade Católica de Pelotas (HUSFP/UCPel) recebeu o credenciamento como referência em Neurocirurgia. A certificação foi concedida pelo Ministério da Saúde, e publicada no Diário Oficial da União do último dia 12. A qualificação permite que o Hospital possa proporcionar um melhor atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que sofrem com traumas envolvendo crânio e coluna vertebral, e que necessitem de próteses e órteses para imediata utilização nas cirurgias.
Para receber o credenciamento o HUSFP passou por uma avaliação técnica dos órgãos de saúde responsáveis em nível municipal, estadual e federal. Estrutura física, instalações, procedimentos, equipamentos e profissionais foram os principais aspectos avaliados. A recente aquisição de equipamentos como microscópios de alta qualidade, instrumental para microneurocirurgia, todos os materiais necessários para cirurgia de crânio e coluna, além do Arco C (aparelho usado para diagnóstico e tratamento de aneurismas cerebrais e doenças da coluna vertebral, que mostra artérias e veias de forma digital) capacitaram o serviço e permitiram o credenciamento.
Para o coordenador do serviço no Hospital, médico Fernando Costa, o credenciamento foi mais um passo no crescimento e desenvolvimento do HUSFP, que já conta com centro cirúrgico de excelência e UTIs Nível 2. “O Hospital está totalmente capacitado para atender a área de neurocirurgia. Com a criação do serviço estamos realizando um sonho de 30 anos”, disse.
Qualificação
Procedimentos de cirurgias complexas como traumas cranianos, tumores cerebrais, traumas da coluna vertebral, aneurismas cerebrais, doenças degenerativas da coluna (como hérnia de disco), estenoses (estreitamento do canal vertebral), hidrocefalias, entre outros problemas podem ser resolvidos no HUSFP. De acordo com Costa, grande parte desses procedimentos necessita de órteses e próteses, materiais que o SUS autoriza com mais facilidade a hospitais credenciados em alta complexidade. “A agilidade é um ganho para os pacientes. Em muitos casos, o tempo de realização do procedimento é crucial para garantir a saúde – e mesmo a vida – de uma pessoa”, completou.
População sai ganhando
Com a certificação conquistada, o próximo passo é a normatização do acesso do paciente ao tratamento. De acordo com o coordenador, a proposta é criar uma série de procedimentos que otimize o acesso dos pacientes ao serviço. Segundo ele, a certificação dará suporte aos usuários dos postos de saúde e ambulatórios, atendendo adultos e crianças. “A cidade já era apta, mas a normatização e organização desse serviço permite que nos tornemos centro de referência em toda a Região Sul na especialidade”.
Para o médico, além de beneficiar a população, o credenciamento contribui para ensino e pesquisa na área de saúde, visando, em um período de médio prazo, a criação de residência em neurocirurgia.
Equipe
A equipe do serviço de neurocirurgia é composta por três neurocirurgiões. Fernando Costa é mestre e doutor em neurocirurgia, Othello Fabião é mestre em neurocirurgia, e Caroline Crespo da Costa é especialista. Além dos médicos, há o respaldo da equipe multidisciplinar, que conta com a neurofisiologista Bianca Gervini, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais. Todos os médicos são membros titulares da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.
