Mini-curso é destaque em semana acadêmica da Engenharia Elétrica
09.10.2008 | 00:00
A atualização a respeito das novas tendências em controladores digitais de sinais foi o foco do curso de extensão “Desenvolvendo Sistemas com Dispositivos Híbridos DSP/Microcontrolador”. A atividade integra a programação da Semana Acadêmica da Engenharia Elétrica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e teve expressiva participação de alunos e profissionais da área.
De acordo com o professor responsável por ministrar o curso, Maurício Tavares, a tecnologia abordada na atividade está presente na eletrônica de consumo, automóveis, controles industriais e equipamentos médicos, já que permite processar informação com o mesmo chip que faz o controle dos equipamentos. “Esses dispositivos são conhecidos como DSCs e o curso abordou especificamente a família 56F800/E da empresa Freescale Semiconductor, uma das líderes mundiais na área”, explicou.
Entre os tópicos desenvolvidos estiveram a revisão sobre microprocessadores, a comunicação entre sistemas digitais e a engenharia de software. Os acadêmicos Gustavo Ott, Douglas Scheunemann e Tamara Costa do Nascimento também participaram como instrutores.
A turma de 20 alunos do mini-curso foi composta por estudantes da Católica e de outras universidades, e profissionais das empresas Biomedsul, Contronic e Lifemed. A realização da atividade teve apoio da empresa Freescale, que forneceu ferramentas de programação à UCPel através do Programa Universitário, e da Contronic, que financiou a confecção dos kits didáticos.
Nesta sexta-feira (10), último dia de Semana Acadêmica, a programação fica por conta das palestras “A microeletrônica no Brasil: futuro e perspectivas”, com o professor Baptista Martins, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e “Redes em Chip – Arquiteturas e otimização”, com o professor Márcio Kreutz, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).