/ Notícias / MIDIARS inaugura laboratório na UCPel
MIDIARS inaugura laboratório na UCPel
MIDIARS inaugura laboratório na UCPel
Acadêmicos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) iniciam o semestre com a possibilidade de acesso ao novo laboratório do Grupo de Pesquisa em Mídia, Discurso e Análise de Redes Sociais (MIDIARS). O trabalho desenvolvido por pesquisadores de várias instituições de ensino e coordenado pela professora da Católica Raquel Recuero vem ganhando destaque no Brasil devido a realização de pesquisas inéditas que utilizam métodos combinados com foco na análise de redes sociais. 

O recém-inaugurado espaço, localizado no Campus I da UCPel, irá contar com acadêmicos dos curso de Comunicação, com mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UCPel e com acadêmicos de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). De acordo com a coordenadora, a ideia é que o Laboratório se torne um centro de desenvolvimento de usos de dados voltados para entender fenômenos discursivos em mídias sociais. 

O espaço também deverá ser utilizado para a realização de trabalhos na área de monitoramento e análise de redes sociais para empresas interessadas. “O Laboratório é uma grande oportunidade de atuação para acadêmicos”, comenta Raquel, que ainda ressalta que o espaço deverá divulgar o conhecimento produzido na Instituição. “Queremos mostrar o que estamos fazendo aqui, como o desenvolvimento de métricas e métodos”, diz.    

Atualmente, o MIDIARS está envolvido em dois grandes projetos: questões políticas do Brasil e o ódio e violência relacionado às minorias. Entretanto, novos temas de projetos de pesquisa também terão no local o espaço para sua realização. 

Para a estudante do sexto semestre de Publicidade e Propaganda, Adriana Rabassa, a atuação no Laboratório é a oportunidade de saber mais sobre seu principal tema de interesse, a Internet. “Conheci as formas de análise em redes socais em uma disciplina ministrada pela professora Raquel. Como gostei deste tema e pretendo seguir na academia entrei no grupo de pesquisa”, conta. Para ela, ter a orientação da professora Raquel, referência nessa área em todo país, é um grande diferencial.    
Equipe
Além da professora Raquel, coordenam o MIDIARS o pós-doutorando no centro HASTAC da Duke University e bolsista da National Science Foundation, Marco Toledo Bastos e a professora do curso de Design Digital e pesquisadora da UFPel Gabriela Zago. O professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Computação da UFPel, Ricardo Araújo, juntamente com doutorandos e mestrandos do PPGL da UCPel e acadêmicos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UCPel compõem o grupo.  
 
O trabalho desenvolvido pelo MIDIARS está disponível neste site.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?