/ Notícias / Medicina da UCPel participa do Trote Solidário SIMERS
Medicina da UCPel participa do Trote Solidário SIMERS
16.03.2023 | 09:39 | #medicina
Medicina da UCPel participa do Trote Solidário SIMERS

Calouros e veteranos do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participam do trote solidário promovido pelo Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS). Há 15 anos a ação promove a solidariedade entre os alunos de diversas escolas médicas gaúchas e amplia o engajamento em atividades de cunho social e humanístico em prol da comunidade.

Criada como uma missão para acabar com as recepções aos ingressantes — que vinham se tornando agressivas —, a campanha é um mutirão para promover a doação de alimentos, sangue, tampinhas, entre outros itens. Cerca de 750 mil pessoas já foram beneficiadas pelo projeto que arrecadou quase 360 mil toneladas de alimentos e mais de 7 mil bolsas de sangue. Ao todo, 20 instituições de ensino participam desta edição.

Um marco importante na jornada acadêmica dos alunos, segundo Gisele Nizolli, integrante da comissão organizadora do Trote Solidário pela UCPel. “Nosso curso sobrevive de vínculos entre pessoas e nada condiz tanto quanto compartilhar solidariedade", pontua. A participação é uma oportunidade para os alunos praticarem a empatia com os mais vulneráveis — “a partir daí seremos capazes de tornar a nossa trajetória na Medicina muito mais humanizada”, conclui.

Os acadêmicos de Medicina que quiserem fazer parte das atividades precisam se inscrever no site da ação. Pessoas externas à medicina da UCPel que tenham interesse em participar das doações são bem-vindas. Para fins de pontuação para a universidade na gincana, é obrigatório o envio de comprovantes das doações à comissão organizadora.

Ações do Trote Solidário

Uma ação presencial acontece no próximo dia 25 de março na cidade. Em alguns supermercados os alunos, identificados com a camiseta do Trote Solidário, estarão recebendo alimentos e materiais de limpeza. Os pontos de arrecadação são os Supermercados Nacional (unidades da rua Lobo da Costa e Gonçalves Chaves); Peruzzo (praça 20 de Setembro) e Guanabara (Dom Pedro II).

Também é possível ajudar doando alimentos pela internet. Para participar da ação virtual, que acontece até o dia 20 de abril, é necessário entrar no site do programa, escolher a UCPel dentre as faculdades que integram a edição, e prosseguir com a doação no portal do Banco de Alimentos.

As doações de sangue e medula também são incentivadas pela ação do SIMERS. Elas podem ser feitas em âmbito nacional, não estando restritas à cidade sede da escola de medicina participante do evento.

Outra tarefa designada aos alunos no Trote Solidário tem caráter socioambiental: arrecadação de tampinhas plásticas. Esta iniciativa é uma parceria com o Instituto de Câncer Infantil, organização sem fins lucrativos.

Mais informações serão divulgadas no perfil do Instagram da comissão organizadora (@trotesolidarioucpel).

Redação: Caroline Albaini