Os números na história da civilização é o tema da próxima palestra do programa Matemática ao Fim da Tarde, promovido pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A palestra será no dia 31 (quinta-feira), das 19h30min às 20h30min. Os palestrantes serão os alunos do sétimo semestre do curso de matemática da universidade. Aberto à comunidade acadêmica e ao público em geral, o evento tem entrada franca e ocorre na sala 408 B.
A explanação trata dos elementos que fazem parte das mais remotas épocas da evolução humana: os números. E nesta edição do ciclo de palestras o tema é abordado por alunos. “É importante a participação dos acadêmicos, que terão a oportunidade de fazer interação com seus próprios colegas e professores dentro do tema focado”, afirmou o coordenador do curso, professor Pedro Ernesto Andreazza.
A noção de número e suas generalizações estão intimamente ligadas à história da humanidade. Os números permitem ao homem, desde a Antigüidade, reconhecer que algo muda em uma pequena coleção, como por exemplo seus filhos ou suas ovelhas. A própria vida está impregnada de matemática, já que grande parte das comparações que o homem formula, assim como gestos e atitudes cotidianas, fazem referência conscientemente ou não a juízos aritméticos e propriedades geométricas. Além disso, a ciência, a indústria e o comércio têm permanente contato com o amplo mundo da matemática.