/ Notícias / Luto: Papa emérito Bento XVI
Luto: Papa emérito Bento XVI
Luto: Papa emérito Bento XVI Bento XVI morreu neste dia 31, aos 95 anos (Foto: Reprodução - CNBB)

O papa emérito Bento XVI morreu neste sábado (31) aos 95 anos. Eleito o 265º Papa da Igreja Católica, exercendo o ministério petrino entre 2005 e 2013, Joseph Ratzinger nasceu em Marktl am Inn, no território da diocese de Passau (Alemanha), em 16 de abril de 1927.

De família humilde e o mais novo de três irmãos, entrou para o seminário aos 12 anos e era fluente em diversas línguas, entre elas grego e latim. Mais tarde, fez doutorado em teologia na Universidade de Munique.
Ele foi escolhido papa no dia 19 de abril de 2005, após a morte de João Paulo II, no mesmo ano, tendo iniciado o pontificado no dia 24 daquele mês.

Nota do Arcebispo Metropolitano de Pelotas

“Com a notícia do falecimento do Papa Emérito, Bento XVI, a Arquidiocese de Pelotas expressa seus sentimentos de pesar, mas sobretudo de gratidão: Bento XVI foi um homem de Deus e da Igreja que deixou marcas indeléveis para todos nós; sua clareza humana, eclesial e espiritual será uma herança pujante para o século 21 no qual vivemos.

Obrigado, Papa Bento, pela grandeza de vida testemunhada a todos nós.
O Deus, que Sua Santidade tanto amou e viveu, o receba na Pátria celeste com muita glória!”

Dom Jacinto Bergmann,
Arcebispo Metropolitano de Pelotas