Língua de sinais é destaque no UCPel Repórter
06.07.2009 | 17:28
Universalizar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para que os surdos tenham acesso a qualquer campo, de forma independente. Em suma, é essa a intenção da inclusão da interpretação da Libras no programa UCPel Repórter, a primeira atração do canal da Universidade Católica de Pelotas (TV UCPel) a disponibilizar o recurso em sua totalidade.
De acordo com o coordenador da emissora, André Lapuente, a ideia de incluir a tradução simultânea para Libras na programação foi sugestão da professora Clarisse Siqueira Coelho, que coordena o Projeto de Desenvolvimento da Educação Surda e o Grupo de Estudos Surdos da Católica, desde 2004. “É fantástico ter a oportunidade de valorizar este público especial e o retorno de agradecimento deles tem sido gratificante”, disse Lapuente.
Para Clarisse, um dos pontos que torna o projeto ainda mais interessante é que a iniciativa garante aos surdos o acesso à informação, extremamente necessário para a vida em sociedade. “A Libras é uma língua oficial brasileira. Portanto, quando colocamos intérpretes num programa de televisão ou em eventos, por exemplo, abre-se espaço para que o surdo tenha autonomia e acesso a qualquer lugar”, disse a professora. “É uma questão de respeito aos direitos deles”.
Sobre o programa
O UCPel Repórter já integrou a grade de programação da TV UCPel entre os anos de 2003 e 2005. Tendo como um de seus objetivos desenvolver assuntos polêmicos sempre sob três perspectivas diferentes, a atração vai ao ar nos primeiros sábados de cada mês, às 21h. As reprises ocorrem às segundas-feiras, às 16h, e às quartas e sextas-feiras, às 18h. A TV UCPel é sintonizada nos canais 10 da Via Cabo e 15 da NET.