Chamar a atenção para pequenas infrações cometidas no entorno da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), especialmente em frente ao Campus I. Esse é o objetivo da campanha Não é legal, promovida pela Liga Acadêmica de Ciências Criminais (LACC).
Conforme a integrante da Liga e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS/UCPel) Carolina Cunha, a ideia de lançar a campanha surgiu com o aumento de ocorrências relativas ao consumo de bebidas alcoólicas e ao barulho exacerbado em frente ao prédio, entre outras. "Nossa intenção não é criminalizar ou punir os responsáveis, mas informar que essa conduta não está de acordo com o ambiente acadêmico e está errada na lei", disse, ao explicar que a iniciativa pretende incentivar a boa convivência e a cidadania. O slogan Não é legal tem, inclusive, a finalidade de provocar a dupla interpretação, já que significa que determinados comportamentos, além de desagradáveis, estão em desacordo com a legislação.
As peças foram produzidas pelo Núcleo de Publicidade e Propaganda da Assessoria de Comunicação e Marketing da UCPel e estão sendo divulgadas pelo
Facebook da Universidade.