/ Notícias / Lar São Luiz Gonzaga realiza formatura de oficinas de geração de renda
Lar São Luiz Gonzaga realiza formatura de oficinas de geração de renda
29.08.2008 | 00:00
Lar São Luiz Gonzaga realiza formatura de oficinas de geração de renda
Na tarde da última quarta-feira (27) o Lar da Criança São Luiz Gonzaga da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) entregou certificados aos 98 participantes das oficinas de geração de renda que ocorreram nos anos de 2007 e 2008 na instituição. Realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania, por meio do projeto Apoio Sócio Educativo a Famílias (ASEF), a proposta dos cursos é desenvolver habilidades práticas que possibilitem acesso ao trabalho formal nas áreas de gastronomia, beleza, artesanato, higiene e conservação.

As oficinas que foram oferecidas às famílias das crianças atendidas pelo Lar incluíram técnicas de pintura em tecido, trança afro e tererê, higiene e limpeza, bijuterias, depilação, truques rápidos de beleza, técnica de pintura predial, biscuit, cortinas, doces e conservas, chocolate de páscoa, tortas e salgados. Todas as aulas foram ministradas por profissionais que possuem formação na área em que atuam.

A coordenadora do Lar, Lourdes Assumpção, destacou a atuação da escola nessas atividades. De acordo com ela, o papel não é apenas atender aos pequenos, mas também incluir apoio aos familiares das crianças que são atendidas no local.

Esse apoio tem sido fundamental para uma das senhoras que realizou as oficinas. “Hoje faço pão caseiro e salgadinhos para vender. Antes eu até fazia, mas não ficavam muito bons e algumas qualidades eu não sabia preparar. Com as oficinas eu aprendi a técnica certa”, relata Lenira de Souza Schwanz.

Presenciar a alegria daqueles que aprendem novas técnicas estimula os profissionais que ministram as aulas. Uma delas é a artista plástica Iarassú Klaes, que destaca uma das maiores contribuições das oficinas: estímulo à autovalorização. “Aprender coisas novas e saber que isso vai contribuir para aumentar a renda familiar aumenta a auto-estima. É fundamental que as instituições enxerguem isso e ofereçam mais oportunidades como essa”.

Além da presença dos participantes dos cursos e dos professores, também prestigiaram a atividade representantes da prefeitura municipal e da UCPel. A representante da Secretaria Municipal de Assistência Social, Mari dos Anjos, ressaltou a importância de possibilitar condições para a profissionalização e, conseqüentemente, para a formação de cidadãos. A Católica foi representada pela coordenadora de extensão, professora Fabiane Marroni. “Toda e qualquer atividade do Lar é apoiada de forma irrestrita pela UCPel. E isso ocorre porque conhecemos a capacidade da gestão da instituição”, disse.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?