Um dia de festa com o sabor dos doces pelotenses para os pequenos do Lar da Criança São Luiz Gonzaga. O projeto social do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), em parceria com o Expresso Quindim, Berola e Fenadoce, promoveu no dia 11 uma tarde especial para as 23 crianças de 3 a 5 anos do Lar que visitaram a 16ª edição da Feira Nacional do Doce.
A aventura começou com a chegada do Expresso. Assim que a tradicional buzina do veículo soou, eles já sabiam que estava na hora. Combinando com a cor do Quindim, de camisetas amarelas, embarcaram rumo à Fenadoce. No caminho, a expectativa era ver de perto as formigas, uma das atrações da Feira, e uma dúvida surgiu: “Elas se mexem, ou não?”, perguntavam as crianças.
No Centro de Eventos, tudo era novidade e merecia olhares atentos, como no estande da UCPel, onde foram recepcionados. Mas a atração principal da feira, o doce, foi o maior atrativo da tarde. No espaço da Berola, degustaram as delícias da Fenadoce. “Eu comi branquinho e estava muito gostoso”, disse Yasmim Ávila, 4 anos.
Depois do doce, o encontro foi com a formiga, com pausa para fotos junto dela. E é nesses momentos que, de acordo com uma das funcionárias do Lar, Seleida Guidotti, se percebe a importância do passeio para as crianças. “Elas ficam muito felizes, isso é tudo para cada uma delas”, explica.
A aluna do curso de Turismo, Gislaine Moreira, que é monitora da disciplina de Teoria e Técnica Profissional do Guia de Turismo e acompanha os grupos escolares no passeio à Fenadoce, ressalta que para eles isso é uma atividade lúdica. “Tudo é uma grande brincadeira, uma festa”, disse.
Para a professora do curso de Turismo da UCPel, Cristina Porciúncula, ainda que seja um momento divertido, também é uma oportunidade de promover o turismo entre crianças que não teriam acesso sem a iniciativa do curso de levá-los ao maior evento turístico da cidade. “Enquanto os pequenos têm uma experiência diferente, os acadêmicos vivem a futura prática profissional”.

Crianças conheceram a Fenadoce

A pequena Luiza saboreou um brigadeiro