/ Notícias / Júri Simulado é protagonizado por alunos do Direito
Júri Simulado é protagonizado por alunos do Direito
28.11.2013 | 10:56 | #direito
Júri Simulado é protagonizado por alunos do Direito
Nesta quarta-feira (27), alunos do nono semestre do curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), e também de outros semestres, puderam experimentar a realidade do que ocorre em um Tribunal através do Júri Simulado. O evento foi realizado no Salão do Júri do Foro de Pelotas e começou por volta das 9h30min, estendendo-se durante todo dia, sendo protagonizado pelos próprios alunos do curso.

Os professores Marcelo Cabral, supervisor da atividade, e Ana Cláudia Vinholes Lucas, coordenadora do curso de Direito, fizeram a abertura saudando os alunos e demais visitantes que estavam presentes. Para Ana Cláudia, a atividade proporciona um ganho acadêmico indiscutível, já que os alunos podem reproduzir o que irão vivenciar no futuro e pôr em prática toda a teoria vista em sala de aula. Como destaca Cabral, a importância da atividade é de dar a oportunidade aos alunos de terem uma experiência real de todas as etapas de um julgamento, no qual poderão participar fazendo o papel de testemunhas, réu, jurados e demais componentes do Tribunal. “Os alunos estudaram o processo durante todo o semestre para realizar esta atividade, com base em um fato já julgado, sendo, é claro, preservados os nomes das pessoas envolvidas”, explica.

A aluna Stephanie Balreira, 22, estava na expectativa para o começo da atividade. “Nos reunimos algumas vezes para discutir o processo, para ensaiar todo ritual do julgamento. É uma experiência única, pois a prática ajuda a entrarmos com confiança no mercado de trabalho”, diz. Stephanie pretende seguir a área da Promotoria.