/ Notícias / Jornalismo e Publicidade recebem convidados no Mercado UCPel
Jornalismo e Publicidade recebem convidados no Mercado UCPel
15.04.2016 | 14:59 | #jornalismo #publicidade-e-propaganda
Jornalismo e Publicidade recebem convidados no Mercado UCPel
A comunidade acadêmica dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) tiveram, nesta quinta-feira (14), mais um encontro do evento Mercado UCPel. A atividade, que aproxima os estudantes com profissionais reconhecidos no mercado de trabalho, teve como atrações o diretor executivo da empresa de estratégias digitais Possible, Fabiano Bitar, e os repórteres fotográficos Paulo Rossi e Moizés Vasconcellos.

Abrindo as palestras da noite, Bitar, que é analista de sistemas formado pela UCPel, contou aos acadêmicos os "insights" que teve durante o período universitário e que se mostraram pontos-chave em sua trajetória. Um deles foi ter sido bolsista voluntário na área de Educação a Distância. "A vontade de aprender pelo retorno intelectual e não por remuneração foi uma jogada certa", avaliou, contando que, ainda, dedicou interesse às novas tecnologias e trabalhou o conceito de "repertório", que significa as vivências que se acumulam para a carreira. "Esse tempo na UCPel me moldou para o que hoje eu sou", pontuou.

Ele falou, ainda, sobre a evolução digital e futurismo pós-digital. Bitar mencionou pontos como a mudança de era e quebra de paradigmas - que traz possibilidades desconhecidas - e perspectivas como poder computacional cada vez maior, dispositivos cada vez menores, sensores, robôs e impressão 3D cotidiana.

Na sequência, Moizés Vasconcellos e Paulo Rossi também falaram sobre suas trajetórias e mostraram aos alunos como ocorreram as principais pautas jornalísticas de suas carreiras.

Vasconcellos e Rossi possuem 18 e 16 anos respectivamente de experiência em fotojornalismo. Vasconcellos atuou 16 anos como fotógrafo do jornal Diário Popular e atualmente trabalha como freelancer no Jornal Zero Hora. Possui Pós-Graduação em Memória e Identidade Cultural. Rossi é formado pela Católica e trabalha no Diário Popular. Contribui para jornais como Correio do Povo, Folha de São Paulo e a revista Brasileiros.

Experiência integrada
De acordo com o coordenador do curso de Jornalismo, professor Marcus Spohr, a ideia do evento era trazer profissionais que pudessem dialogar com ambos os cursos. "A comunicação precisa ser enxergada na íntegra", disse. As variadas áreas do conhecimento, explicou, ao conversarem entre si criam encontros cujos resultados são inovadores e diferenciados. "Profissionais como os que estão neste evento abrem possibilidades de conhecimento para os dois cursos. Juntos, podemos mais", pontuou.

Esta edição do Mercado UCPel foi organizada pelos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e TV UCPel.