/ Notícias / Jornalismo e Publicidade EAD da UCPel promovem conversa com profissionais
Jornalismo e Publicidade EAD da UCPel promovem conversa com profissionais

Um diferencial do Jornalismo e da  Publicidade e Propaganda EAD da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foi retomado neste 1° semestre de 2021- o projeto Integrador. A proposta alia a teoria da formação com a prática do mercado de trabalho, sendo que essa vivência tem se concretizado em conversas virtuais entre os alunos e profissionais reconhecidos na área da Comunicação.

De acordo com a coordenadora dos dois cursos, professora Cristina Geraldes da Porciúncula, o projeto Integrador  prevê que os alunos desenvolvam um trabalho prático conforme as unidades de aprendizagem contidas nas disciplinas do módulo. Assim surgiu o compartilhamento de vivências, a partir das disciplinas que estão sendo estudadas, com profissionais atuantes no mercado. “A gente acredita que essas parcerias vão instrumentalizar os alunos para que busquem elementos de criatividade, e até mesmo pesquisem outras possibilidades para realizar o projeto Integrador”, explica a gestora dos cursos de Comunicação EAD.

As  conversas na prática

O professor dos dois cursos, Marcus Sphor, conta que nas disciplinas ministradas por ele, em quatro semanas, já foram realizados 10 encontros virtuais. Já foram abordados nas conversas temas como telejornalismo, radiojornalismo com ênfase em podcast, empreendedorismo, inovação e criatividade, produção audiovisual, de conteúdo e para web. “Nesse processo de pandemia, os estudantes como um todo, acabam ficando limitados no contato com profissionais. Então pensando nessa "dor”, nas dúvidas que eles têm quanto ao desempenho no mercado jornalístico e publicitário, proporcionamos essa conversa com os profissionais”, explica Sphor. destacando que o projeto Integrador também ajuda no network, além de desenvolver as habilidades emocionais dos estudantes.

Para a aluna do módulo 10 do Jornalismo EAD, Carolina Pereira, a oportunidade do contato, mesmo que virtual, com referências do mercado é fundamental para a qualificação da formação. ‘As aulas on-line e ao vivo, com participação de convidados, agregam muito em nosso aprendizado, unindo a teoria que a universidade nos entrega e a experiência de quem já está inserido no meio jornalístico’, pondera a estudante.

Os convidados

Entre os profissionais que já participaram das aulas, o professor cita o egresso da UCPel, hoje superintendente sênior de Comunicação e UI/ UX/CX Design da W2.digital, Felipe Seixas, o CEO na Beupse - startup com foco em tecnologias inovadoras, Felipe Cunha, a  também ex - aluna da Católica, coordenadora da curadoria musical e a produção de podcasts da Superplayer and Company, Catha Signorini , além dos jornalistas atuantes na área do radiojornalismo - Gil Azevedo, Frederico Feijó, Beto Vetromille e Eduarda Gaeta.

Redação: Alessandra Senna