/ Notícias / Jornadas de Direitos Constitucionais e Direitos Humanos terão participação da UCPel
13.09.2012 | 09:03 | #direito
O evento já está em sua décima edição. E esta é a sétima vez que a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participa dele. Entre os dias 12 e 15 de setembro, o curso de Direito da Instituição estará representado nas 10ª Jornadas Interuniversitárias de Direitos Constitucionais e Direitos Humanos. O evento ocorrerá em Montevidéu, Uruguai.

Dois grupos de estudantes, além do professor Samuel Chapper, participarão das Jornadas. Um deles, formado pelos alunos Paulo Ribeiro, Thaís Ferreira, Aline Iribarren e Bruna Alt, apresentará um trabalho sobre a questão de gênero e as políticas públicas, como a Lei Maria da Penha, desenvolvidas em relação às mulheres. O outro grupo, formado pelos estudantes Diego Viegas, Sérgio Garbelotto e Leonardo Prestes, abordará criticamente a necessidade de criação de uma comissão para apurar os crimes cometidos na época da ditadura militar.

De acordo com Chapper, mais de 30 universidades do mundo todo se reunirão para o evento. O fato de a UCPel estar entre as poucas instituições brasileiras com trabalhos aprovados para apresentação é um grande feito. No ano passado, quando as Jornadas ocorreram no Chile, a Católica apresentou dois estudos: “Direito à memória e à verdade do Brasil” e “Análise do projeto da lei da Ficha Limpa”. Esse último foi condecorado com dois prêmios – o de trabalho mais original e o de melhor exposição.