Foi com uma fala marcada pela vontade de fazer diferente que Daniel Sperb, da agência Valkiria Inteligência Criativa, apresentou aos acadêmicos e visitantes a palestra Be Water - Inteligência Criativa para um Mundo Fluido, nesta segunda-feira (31) na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Na ocasião, também houve a apresentação do curso de pós-graduação em Design, Moda e Consumo, promovido pela Católica.
A palestra Be Water nasceu do posicionamento da agência Valkiria em ver a educação como pilar e, assim, o grupo costuma compartilhar a filosofia de design em que acredita.
A explanação de Sperb foi dividida em três momentos: contexto, Valkiria e cases, que validam a importância da conexão entre o design de produto, gráfico, moda e interiores com a Modelagem de Negócios. Lembrando que em qualquer área do conhecimento a palavra do momento é "adaptação", o palestrante traçou um paralelo entre o mundo mecânico, marcado pelo fordismo, e o líquido, conceito trazido pelo sociólogo Zygmunt Bauman, falando ainda da crise como oportunidade para rompimento de paradigmas.
A revolução trazida pelo Google e seu design de produto concentrado no usuário - que além de tornar a informação acessível, atentou à necessidades latentes - foi destacada pelo designer. Ele também falou sobre economia criativa, cidades criativas e o porquê como razão de ser das instituições - a motivação antes do processo e do produto.
A Be Water Academia percorreu mais de 2 mil quilômetros em dez apresentações no ano de 2013 em apenas cinco meses e tem sido ministrada gratuitamente em empresas e Instituições de Ensino com o objetivo de mostrar como é praticada a inovação por meio do conceito de inteligência criativa.
O conceito desponta nos modelos de negócios como um norte para o planejamento de cenários, pensamento sistêmico e design thinking, proporcionando a perfeita conexão entre produtos, processos, serviços e experiências.