/ Notícias / Inscrições para processo seletivo da UCPEL seguem abertas
Inscrições para processo seletivo da UCPEL seguem abertas

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) continua com as inscrições para o processo seletivo de 2024 abertas. Estão sendo disponibilizadas vagas para oito cursos de graduação presenciais e 18 opções para educação a distância. Além da prova de redação on-line, também é possível participar da seleção usando a nota do Enem ou pelo processo de Reescolha (aprovados em vestibulares da UCPel de anos anteriores).

Conheça os cursos com vagas abertas

Entre os cursos presenciais, há vagas para Arquitetura e Urbanismo, Direito, Enfermagem, Filosofia (Bacharelado), Fisioterapia, Odontologia, Psicologia e Teologia. Para a modalidade a distância, cursos de diversas áreas participam do processo

Inscrições e prova on-line

As inscrições para o processo seletivo da UCPel vão até 18 de março de 2024 e são gratuitas. Candidatos que optarem pelo Enem podem usar a nota obtida entre os anos de 2016 a 2022; já no processo de reescolha, os resultados em vestibulares da UCPel de 2021 a 2023 podem ser aproveitados. Em ambos os casos, o candidato não precisará realizar qualquer prova.

Aqueles que optarem pela prova on-line poderão realizar a redação em língua portuguesa no ato da inscrição ou posteriormente, acessando o Portal do Inscrito até a data limite de 18 de março de 2024. O tempo de duração da prova on-line é de duas horas, a partir do acesso ao ambiente da prova.

Na redação, o candidato desenvolverá o tema proposto, redigindo uma dissertação de 500 a 3500 caracteres, desenvolvendo a argumentação de seu texto com ideias relacionadas ao tema escolhido.

Financiamento próprio UCPel

Os candidatos aprovados neste processo seletivo podem utilizar o crédito estudantil próprio da UCPel. Através do financiamento, concedido pela Fundação Dom Antônio Zattera, é possível conseguir uma redução de até 70% da mensalidade em cursos presenciais — com exceção da Medicina, que possui um edital de financiamento exclusivo.

O valor descontado das parcelas através do financiamento só precisa ser ressarcido, sem adição de juros, após a formatura. O aluno tem prazo de pagamento igual ao período de utilização do crédito. Por exemplo, se o crédito foi utilizado durante todo um curso de quatro anos (48 meses), é possível pagar o financiamento em até 48 parcelas após a graduação.

Dos resultados e matrícula

Os candidatos classificados serão comunicados através do e-mail cadastrado no Portal em até 48h da conclusão de todas as etapas do processo seletivo, independente da modalidade escolhida.

Após receberem o comunicado de classificação, os candidatos deverão preencher o seu requerimento de matrícula no Portal do Candidato. No mesmo endereço é possível consultar a listagem de documentos necessários para a matrícula.

Os candidatos aprovados na análise de documentação receberão um e-mail de confirmação e já podem efetivar sua matrícula de forma online.

Mais informações estão disponíveis no site do processo seletivo e pelo edital nº 73/2023.

Redação: Nátalli Bonow