O prazo para envio de trabalhos para participação dos Grupos Temáticos (GT’s) do 13º Colóquio Internacional de Comunicação para o Desenvolvimento Regional (Regiocom) encerra na próxima sexta-feira (31). O evento, promovido pela Cátedra UNESCO e Metodista de Comunicação, será sediado na Universidade Católica de Pelotas e ocorre entre os dias 12 e 14 de novembro de 2008.
Os GT’s acolhem trabalhos de graduados em cursos de nível superior, estudantes de cursos de pós-graduação ou pós-graduados, mestres e doutores. Também podem participar estudantes dos cursos de graduação do campo de Comunicação Social ou de áreas afins como Ciências Humanas, Letras e Turismo.
Na programação está prevista a realização de nove GT’s. Os temas englobam Publicidade e Propaganda; Regulações Midiáticas e Perspectivas do Direito Comunitário; Cyberespaço: Integração, fronteiras e desafios; Olhares sobre gêneros e formatos de comunicação; Mídias regionais; Comunicação, Cultura e Literatura; Comunicação nas Organizações; Comunicação, Cidadania e Responsabilidade Social e Audiovisualidades. Todos os grupos com foco no Mercosul.
As inscrições para evento serão realizadas até o preenchimento das vagas disponíveis. O envio de trabalhos e as inscrições devem ser feitos pela Internet, no site
http://antares.ucpel.tche.br/regiocom/. Informações adicionais sobre os palestrantes, GT’s e formatação dos trabalhos também podem ser encontrados no mesmo local.
Lideranças
De acordo com o coordenador local do Regiocom, professor Antônio Heberlê, o evento vai reunir nomes que podem ser considerados as maiores lideranças comunicacionais latino-americanas. Entre os participantes estarão o pesquisador paraguaio Juan Diaz Bordenave, o presidente do Centro Internacional de Comunicação e Semiótica (CISECO), Antônio Fausto Neto, e o mentor do grupo, Eliseo Verón.
Estarão presentes também o presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), Antonio Carlos Hohlfeldt, e o presidente da Associação Latino Americana de Investigadores da Comunicação (ALAIC), Erick Torrico Villanueva.
O evento
O Regiocom, realizado anualmente, pela primeira vez será sediado em uma instituição de ensino superior da na região sul. A temática abordada será a Comunicação e Desenvolvimento Local e Regional: as experiências dos países do Mercosul. A proposta é focar a realidade comunicacional dos países que compõem o bloco do Cone Sul para compreender seus modelos e estimular estudos permanentes sobre políticas e estratégias de comunicação que fortaleçam as identidades culturais locais.
De acordo com Heberlê, o Regiocom é o único dos grandes congressos da área que dá ênfase à discussão sobre como a comunicação pode promover o desenvolvimento de um país ou região.