/ Notícias / Inscrições para intercâmbio motivam palestra
Inscrições para intercâmbio motivam palestra
Ela começou cursando Comunicação Social – Jornalismo na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Depois, migrou para Administração de Empresas em outra instituição e até acabou se formando lá. Mas, teve que seguir seu coração. E ele estava com a Moda. A identificação com o ramo fashion é tanta que até neste período, em que devia estar em férias, Doris Treptow aproveita para voltar a sua cidade de origem e falar sobre o que mais gosta de fazer – seu trabalho.

Foi por isso que a pelotense – que atualmente dá aulas no Savannah College of Art and Design (SCAD), nos Estados Unidos –, esteve no Espaço Multiuso do Campus II na sexta-feira (24). Doris veio a Pelotas falar aos alunos de Tecnologia em Design de Moda, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e Arquitetura e Urbanismo sobre a oportunidade de intercâmbio entre a UCPel e o SCAD, por meio do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF). Iniciativa do governo federal, o CsF busca promover a expansão e internacionalização da ciência e da tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por intermédio do intercâmbio internacional.

“A ideia da palestra é motivar os alunos sobre essa oportunidade que abre os horizontes. A interação que os estudantes que participarem terão eleva o curso todo, revigora as instituições e fomenta a formação não apenas de novos profissionais, mas, também, de novos empreendedores”, destacou Doris. Para a coordenadora do curso de Tecnologia em Design de Moda da Católica, professora Aline Machado, o crescimento profissional e o aumento de bagagem cultural disponível aos acadêmicos são alguns dos principais benefícios do programa.

Cursando o segundo semestre de Design de Moda, Anna Carolina Radke viu na palestra o primeiro passo para a realização de um sonho que vem bem antes de seu ingresso na Universidade. “Meu foco é ir para os Estados Unidos. É uma expectativa muito grande”, disse, acompanhada da mãe, Cistiane Gomes, que compareceu à atividade para saber mais sobre o funcionamento do intercâmbio. “No ramo que ela escolheu para seguir, tem que partir [para fora da cidade]. Vamos dar o maior apoio, como família”, afirmou.

Apenas uma opção
O ingresso no SCAD por meio do Ciência sem Fronteiras é apenas uma das opções que o programa oferece. Até o dia 14 de setembro, estão abertas as inscrições para a chamada nacional do programa. De acordo com o professor responsável pelo programa na UCPel, Jean Pierre Oses, a Universidade participa da iniciativa desde o início de 2012. Na primeira chamada, houve pouca procura por parte dos acadêmicos, mas, nesta fase, vários estudantes já estão manifestando interesse em se inscrever.

Oses salientou que a triagem é feita pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), inclusive o encaminhamento do aluno às instituições, conforme o país de sua preferência. A participação da UCPel é solicitada na homologação das inscrições aceitas pelo CNPq. Neste ponto, há o envolvimento dos coordenadores das graduações e a participação do aluno em atividades científicas e outras ações na comunidade acadêmica é bastante valorizada.

Na atual chamada do CsF, há vagas de intercâmbio para Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Estados Unidos, Holanda e Reino Unido. Os estudantes devem ser oriundos de graduações afins às áreas prioritárias do CsF. Mais informações devem ser consultadas aqui.