/ Notícias / Inscrições do Vestibular da UCPel 2023 seguem abertas
Inscrições do Vestibular da UCPel 2023 seguem abertas

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) mantém abertas as inscrições para processo seletivo de seis cursos de graduação em modalidade presencial. São três formas de ingresso: redação online, nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e reescolha. A inscrição, para todas as modalidades, deve ser realizada até o dia 18 de agosto, exclusivamente no site do Portal do Candidato UCPel

Nesta edição seis cursos estão sendo oferecidos, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia. O ingresso dos aprovados se dará no segundo semestre letivo de 2023.

Financiamento próprio UCPel

Os candidatos aprovados neste processo seletivo podem utilizar o crédito estudantil próprio da UCPel. Através do financiamento, concedido pela Fundação Dom Antônio Zattera, é possível conseguir uma redução de até 70% da mensalidade em cursos presenciais — com exceção da Medicina, que possui um edital de financiamento exclusivo.

O valor descontado das parcelas através do financiamento só precisa ser ressarcido, sem adição de juros, após a formatura. O aluno tem prazo de pagamento igual ao período de utilização do crédito. Por exemplo, se o crédito foi utilizado durante todo um curso de quatro anos (48 meses), é possível pagar o financiamento em até 48 parcelas após a graduação.

Conheça as formas de ingresso

Redação Online

Ao se inscreverem nesta modalidade, os candidatos deverão realizar prova online — na forma de redação em Língua Portuguesa. A prova, com duração de até 2 duas horas, poderá ser realizada imediatamente após a inscrição ou em outra oportunidade, à critério dos candidatos — desde que as vagas para o curso pretendido não estejam esgotadas. Neste caso é possível optar por outro curso de seu interesse, se nele houver vaga disponível.

Nota do Enem

Os candidatos que quiserem ingressar na UCPel a partir da nota do Enem não precisam realizar uma prova. No ato da inscrição, pelo Portal do Candidato, os candidatos devem apenas informar o ano em que participaram do Exame. Serão aceitos os resultados do Enem de 2018 a 2022.

Reescolha

A opção de reescolha é destinada àqueles que tenham sido aprovados nos Vestibulares de Verão, Inverno ou Agendado na UCPel, no período entre 2021 e 2023, e não tenham concretizado matrícula.

Nesta modalidade de ingresso também não é exigido a realização de uma prova. Na inscrição é necessário apenas informar o ano de aprovação nos processos seletivos citados anteriormente.

Dos resultados

Os candidatos classificados serão comunicados através do e-mail cadastrado no Portal em até 48 horas da conclusão de todas as etapas do processo seletivo, independente da modalidade escolhida.

Da matrícula

Após receberem o comunicado de classificação, os candidatos deverão preencher o seu requerimento de matrícula no Portal do Candidato. No mesmo endereço é possível consultar a listagem de documentos necessários para a matrícula.

Os candidatos aprovados na análise de documentação receberão um e-mail de confirmação e já podem efetivar sua matrícula de forma online.

Para mais informações quanto às vagas disponíveis, documentação necessária e participação no Vestibular, acesse o edital.

Redação: Caroline Albaini