Incubadora do Ciemsul visita parques tecnológicos e pleiteia crédito
21.10.2008 | 00:00
Empreendimentos incubados pelo Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (Ciemsul), vinculado ao Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), visitaram, no dia 16, dois parques tecnológicos em Porto Alegre e Vale dos Sinos. A proposta foi a troca de experiências em práticas de inovação, tecnologia e empreendedorismo. A visita rendeu aos incubados da Católica a possibilidade de concorrer a uma linha de crédito disponibilizada pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).
Uma delegação de 15 pessoas participou das visitações. O coordenador do Ciemsul, professor Renato Oliveira, o coordenador administrativo Antônio Augusto Lobato, os consultores do Ciemsul e professores Rafael Damé e José Carlos Argoud e representantes de todos os empreendimentos incubados pela Católica acompanharam a atividade.
A primeira visita foi no Parque Tecnológico e Científico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), onde está inserida a incubadora Raiar. “Conhecemos uma série de práticas utilizadas lá que podem servir para projetos do Ciemsul”, destacou Oliveira.
Segundo ele, a visita na Raiar trouxe frutos como o acordo de cooperação entre as duas incubadoras. Os incubados da UCPel poderão participar da seleção para concorrer à verba de R$ 120 mil disponibilizada pelo Programa Primeira Empresa Inovadora (Prime) da Finep. A linha de crédito é oferecida pela entidade para a criação e desenvolvimento de novos empreendimentos, cuja seleção pode ser feita por meio da Raiar. Os incubados do Ciemsul já preparam os pré-projetos para levar à análise em novembro. “Caso os projetos forem aprovados, essa verba representará crescimento e implementação dos empreendimentos. Os incubados poderão deixar qualquer outra atividade para se dedicar exclusivamente ao seu projeto”, explicou.
A outra visita foi no Parque Tecnológico do Vale dos Sinos (Valetec), ligado ao Centro Universitário Feevale, de Novo Hamburgo. De acordo com Oliveira, a proposta foi de conhecer de perto a gestão da incubadora.