A Casa da Gestante do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) será inaugurada nesta próxima quarta-feira, 10 junho, às 10h30min. Esse novo ambiente representa um avanço para a assistência na região sul, pois possibilitará o atendimento das gestantes com acompanhamento e intervenção adequada nas situações de risco gestacional.
A Casa abrigará gestantes de alto risco do Sistema Único de Saúde (SUS) e contribuirá para a redução da morbi-mortalidade (doenças e morte) materna e neonatal. Com 14 leitos, divididos em três quartos e mais seis leitos localizados na retaguarda dentro do Hospital, o espaço abriga um posto de enfermagem, sala de exames, sala de estudos e sala de nutrição. O local conta também com um espaço de convivência, onde serão ministradas palestras voltadas para as gestantes, exibição de vídeos relacionados à gestação e ao aleitamento materno, além de atividades de recreação como aulas de costura, tricô e crochê. Lá, serão discutidos casos clínicos por alunos, professores e residentes.
A ideia do projeto é levar humanização às gestantes que necessitam de cuidados especiais. “Gestantes de alto risco, ou seja, que apresentam qualquer doença pré-existente à gestação, trabalho de parto prematuro, infecções urinárias recorrentes, diabetes e hipertensão pré-existente ou gestacional, receberão toda a assistência e cuidados necessários para esse período”, explicou o médico Silvio Luis Souza dos Reis, Diretor de Assistência do Hospital Universitário São Francisco de Paula.
O projeto, que levou seis meses para ser concluído, contou com importantes parcerias. Além do investimento do Governo do Estado, a empresa de transportes rodoviários “Expresso Embaixador”, que faz parte do projeto Amigos do Chico, teve fundamental importância para a concepção da Casa.
A cerimônia de inauguração da Casa da Gestante será realizada na própria sede da Casa, localizada na Rua Marechal Deodoro, 1130. O evento deverá contar com a presença de autoridades, corpo clínico e colaboradores do Hospital.