O que Pelotas tem a oferecer para o idoso viver melhor? A resposta para essa pergunta gerou um guia repleto de dicas — elaborado por integrantes da Universidade Aberta da Maturidade (UAMI), um projeto ligado à Universidade Católica de Pelotas (UCPel) — que reúne lugares e ações que possibilitam qualidade de vida na terceira idade.
O material agora conta com apoio recebido pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Pelotas e, recentemente, recebeu, através do setor de Comunicação e Relacionamento da UCPel, uma reformulação do seu desenho gráfico. O próximo passo é a versão impressa.
Tratativas de liberação da verba para que impressão aconteça estão em andamento. A expectativa é de contar com o material físico do guia ainda no primeiro trimestre deste ano, comenta o coordenador do Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade (Cetres/UCPel), Hartur Torres da Silva, orientador do projeto.
O grupo que organizou o material reforça que esse guia tem como propósito informar e incentivar uma maior participação dos idosos nas diversas atividades oferecidas em Pelotas.
Os materiais, elaborados por idosos para idosos, foram propostos pela disciplina de Projeto Integrador da UAMI. Entre outras atividades do grupo, também foi elaborado um guia sobre medicamentos — com informações sobre tipo e manejo de remédios, risco de automedicação e dicas para consulta médica eficiente.
Redação: Caroline Albaini
Fotos: Rodrigo Chagas - Ascom Pelotas