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Grupo de pesquisa monitora candidatos nas mídias sociais
Grupo de pesquisa monitora candidatos nas mídias sociais
O Monitor das Eleições já está atualizado com informações sobre as mídias sociais utilizadas por candidatos à prefeitura dos municípios de Pelotas e Porto Alegre. Desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Mídia, Discurso e Análise de Redes Sociais da Universidade Católica de Pelotas (MIDIARS/UCPel), o site www.monitordaseleicoes.org disponibiliza dados compilados através de diferentes formatos, que mostram números de posts, seguidores, tweets, curtidas, compartilhamentos e engajamento ocorridos nas páginas oficiais dos candidatos.
 
O projeto é baseado em dados públicos, que são coletados, agregados em gráficos e disponibilizados semanalmente no endereço. “Nossa ideia é observar informações como posts, curtidas, seguidores, engajamento para fornecer informações que possibilitem o entendimento de como ocorre à campanha dentro da mídia social”, explica a professora da UCPel e coordenadora do MIDIARS, Raquel Recuero. 

As duas redes sociais escolhidas para a realização da pesquisa são o Twitter e o Facebook e todas as informações utilizadas são obtidas exclusivamente das fanpages e das contas oficiais dos candidatos. No Twitter, são coletados dados referentes a número de seguidores, número de seguidos, quantidade de tweets, retweets e likes recebidos pelo candidato. Já no Facebook, terão espaço dados referentes ao número de “curtidas” (likes) e de pessoas falando sobre isso da fanpage, além de compartilhamentos, comentários e “reações” (reactions) das postagens.

De acordo a docente, a ideia é que o endereço também reúna as propostas lançadas sobre temas diversos dentro das duas redes sociais. “Queremos reunir todas as propostas postadas sobre educação no site”, exemplifica. Todo o monitoramento é realizado manualmente por acadêmicos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Letras.  

Através dos dados disponibilizados pelo site, é possível mensurar o envolvimento do candidato com o seu eleitorado dentro do espaço social, bem como seu engajamento e repercussões. “Nas eleições municipais de Pelotas em 2012 conseguimos identificar nas redes socais o crescimento do então candidato Jurandir Silva, que logo em seguida também pode ser identificado nas pesquisas eleitorais”, lembra.

O Monitor das Eleições foi lançado em 2012 para analisar as eleições municipais em Pelotas. No ano de 2014, o objeto de pesquisa do grupo foi as eleições presidenciais. Em 2016, a novidade será a ampliação do monitoramento para a prefeitura de Porto Alegre. Os dados podem ser acessados gratuitamente e pode ser reproduzidos desde que citada a fonte.
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