Em parceria com o Conselho da Comunidade da Execução Penal da Comarca de Pelotas, o Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais-Penitenciários da Universidade Católica de Pelotas (GITEP/UCPel) promove neste sábado (7), das 9h às 12h30min, o 1º Fórum dos Conselhos da Comunidade da 5ª Região Penitenciária do Rio Grande do Sul.
O evento visa produzir diagnósticos das estruturas e demandas de funcionamento dos Conselhos da Comunidade, para fins de articulação conjunta frente aos órgãos públicos da Execução Penal, e discutir questões regionais acerca do encarceramento feminino.
Nesta edição do evento, a participação será exclusiva aos membros dos Conselhos da Comunidade dos municípios que compõem a 5ª Região Penitenciária, formada por Camaquã, Canguçu, Jaguarão, Pelotas, Rio Grande e Santa Vitória do Palmar.
No âmbito da UCPel, a parceria entre GITEP e Conselho da Comunidade também ocorre através do projeto de extensão Qualificação das Políticas Penais, vinculado ao programa Direito na comunidade, do curso de Direito.
Os Conselhos da Comunidade Execução Penal são órgãos previstos na Lei 7.210/84 (Lei de Execução Penal) e também regulados pela Resolução nº 10/2004 do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP).
Dentre as atribuições, os conselhos visitam e fiscalizam os estabelecimentos e os serviços penais existentes na comarca, bem como colaboram com os órgãos encarregados da formulação da política penitenciária e da execução das atividades inerentes ao sistema penitenciário.