/ Notícias / Formatura celebra recomeço através da educação
Formatura celebra recomeço através da educação

Na manhã chuvosa desta sexta-feira, dia 22 de agosto, as portas, que costumavam ser limites, se abriram para novas oportunidades. Uma parceria entre a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Polícia Penal, oportunizou a dois apenados do regime semiaberto a tão sonhada graduação. 


Em meio aos aplausos, no Auditório Dom Antônio Zattera, familiares e amigos, que sonharam juntos, em visitas de poucos minutos no Presídio Regional de Pelotas (PRP), celebraram e se emocionaram com a realização dos sonhos, graças a uma política pública que acredita na educação como um caminho para reinserção social.  


Por meio de um acordo de cooperação, firmado em 2023, os apenados puderam concluir, em dois anos e meio, a graduação em Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos, curso EAD ofertado pela UCPel. Foram oferecidas dez bolsas a pessoas privadas de liberdade. Os primeiros que colaram grau foram apenados do regime semiaberto e que realizaram atividades acadêmicas no PRP. Outras histórias terão um desfecho igual, ainda em 2025, com mais uma formatura.


O reitor da UCPel, professor José Carlos Pereira Bachettini Júnior, entende que esse, de fato, é o papel da universidade: “essa educação transformadora que a UCPel trabalha é de grande relevância. Para nós, essa ação junto à comunidade é extremamente importante, pois transforma vidas”, celebrou.


“Eu sou um exemplo para a minha família, por ser o primeiro a conquistar a graduação”, disse um dos formandos, com lágrimas nos olhos e o canudo mão. “Eu e o meu colega vencemos. Não por ser uma competição, mas não acreditavam na gente, no nosso futuro. Mas demos a volta por cima e conseguimos. Quero seguir me qualificando para que, eu e minha família, tenhamos um futuro melhor”, finalizou.


O outro, ao lado da mãe, celebrou mais uma conquista: “além da graduação, estou muito feliz porque sou ‘bixo’ em Engenharia Industrial, na [Universidade] Federal [de Pelotas]. Tudo isso graças a UCPel, que acreditou em mim, me deu essa oportunidade e não soltou a minha mão”, finalizou.


Saiba mais: UCPel disponibiliza dez bolsas de estudo para apenados do presídio regional


Parceria para mudar vidas


A coordenadora de Educação à Distância da UCPel, Patrícia Giusti, explica que a parceria com o sistema prisional é de longo tempo, com grupos de pesquisas e projetos de extensão. Um deles é o Asas à Leitura, que promove a remição da pena através de leitura.


“Para a UCPel, este é o cumprimento de sua missão. Acredito que a gente conseguiu fazer parte da formação dessas pessoas. Não só a formação técnica, como também a formação humana. Mudar vidas é uma das nossas missões”, finalizou Giusti.


“[Não são números]. São pessoas com nomes, histórias e, agora, perspectivas de um mundo melhor”, pontuou Deisy Vergara Petrucci, representante da 5ª Delegacia Penitenciária Regional. Além dela, outras autoridades, estaduais, municipais, da Polícia Penal, professores e colaboradores da UCPel.

A formatura realizada no coração da UCPel foi mais do que um evento acadêmico. Esta foi a celebração da superação, da esperança e da força da educação como caminho de transformação social. Ao lado de familiares, amigos e professores, os, agora tecnólogos em Gestão de Recursos Humanos, não apenas colaram grau: mostraram que, quando há oportunidade, o futuro pode ser reescrito.

 

Redação: Lucas Pereira

Fotos: Bruno Böhm

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?