/ Notícias / UCPel disponibiliza dez bolsas de estudo para apenados do presídio regional
UCPel disponibiliza dez bolsas de estudo para apenados do presídio regional
15.02.2023 | 11:06 | #institucional
UCPel disponibiliza dez bolsas de estudo para apenados do presídio regional

Apenados do presídio regional participarão do processo seletivo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e concorrerão a dez bolsas integrais nos cursos de tecnólogo ofertados pela instituição na modalidade de ensino a distância (EaD) através de uma parceria institucional para a colaboração e o intercâmbio de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O convênio — entre a UCPel, a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE) — visa oportunizar às pessoas privadas de liberdade uma formação de Ensino Superior, bem como, a promoção de qualificações e cursos aos servidores penitenciários.

A ser firmado oficialmente em um evento no dia 3 de março, o acordo de cooperação é uma ação que mostra a credibilidade da UCPel ao contribuir com a questão do enfrentamento penitenciário, um problema tão dramático na sociedade do país, comenta Luiz Antônio Bogo Chies, docente da Universidade e um dos responsáveis pela atividade.

Atividade Instrucional

Nesta quarta-feira (15), os apenados participarão de uma atividade — um aulão com dicas de conteúdo e redação que também explicará o passo a passo do processo de ingresso na Universidade. Os cursos já foram escolhidos pelos participantes e as provas do vestibular agendado da UCPel acontecem nos dias 16 e 17 de fevereiro.

Histórico da UCPel com a temática

O esforço da Universidade em desenvolver diversas atividades nesse campo temático acontece há cerca de 25 anos. O Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais-Penitenciários (GITEP) — um projeto de extensão — reúne docentes e discentes da Universidade Católica de Pelotas (e instituições parceiras) em torno de atividades de pesquisa, extensão e ensino.

O trabalho é reconhecido nacionalmente graças às várias pesquisas e ações pioneiras que têm por objetivo a promoção de reflexões e intervenções de conteúdo científico-crítico que viabilizem uma maior compreensão sobre a questão penitenciária e temas de segurança pública.

Redação: Carol Albaini